Ola amigos

A grande maioria no Brasil tem 512 Mb de RAM ou menos, portanto o recomendado para rodar o vista é 1GB, ideal 2GB, para os dias de hoje isso ainda é uma realidade muito distante de acontecer no Brasil a curto prazo.

Na Parte 1 deste tutorial vamos aliviar a carga de memória usada e destinada as placas de vídeo pois claro que quem tem 512 de RAM tem uma placa de vídeo simples (para o padrão do vista).

Na área de trabalho, clique com o botão direito e depois em "Personalize" ou... Control Panel > Personalization

Dentro desta janela se encontra varias opçoes de configuração em relação aos efeitos e desempenho do vídeo no Vista

"Windows Color and Appareance"

Nesta opção as opçoes de configuração são muito simples, basta clicar em "Default" "Graphite" "Blue" "Teal", etc. que a configuração escolhida sera carregada automaticamente sem precisar escolher e confirmar uma a uma para ver o efeito de como fica a nova cor, e se clicar em "Show color mixer" sera espandida uma função que você mesmo pode escolher as cores conforme o seu gosto.

Portanto definir a cor e transparencia da suas janelas no Vista ocupa memória RAM e é isso que não queremos, para optimizar, basta desabilitar a transparencia e cores do Vista clicando em "Enable Transparency", clique OK e retorne ao Personalization



"Desktop Background"

Aqui podemos visualizar todos as imagens de plano de fundo padrão do Vista, caso queria adicionar suas proprias imagens para serem exibidas na lista, basta adicionar a imagem em "C:\Windows\Web\Wallpaper" que no final da lista vai ser mostrada, logo abaixo da clasificação "Unspecified"

De certo muita gente não abre mão de uma bela imagem no background, porem estamos falando do Vista e levando em consideração que temos pouca memória ram, uma simples imagem de alta resolução pode ocupar até 3Mb de RAM.

Para desbilitar a wallpaper no background, do lado de "Picture Location" clique em "Solid Colors" e selecione o primeiro tom de azul ou outra cor do seu agrado e clique OK, e retorne ao Personalization



"Screen Saver"

Na proteção de tela não tem modifição que modifique a quantidade de memória RAM utilizada pelo Vista, porem caso você deixe seu computador ligado passando anti-virus ou desfragmentando os HDs, o uso da CPU é alto e caso a proteção de tela escolhida utilize recursos graficos DirectX, o uso da CPU e memoria, sera menor para os programas que estao sendo executados por cauda dos efeitos da proteção de tela, para isso escolha uma proteção de tela simples que não utilize o DirectX, ex: Blank e Photos, a Windows Logo tambem utiliza muito pouca capacidade de processamento. Retorne ao Personalization



"Sound"

No meu caso eu não gosto de clicar e ficar escutando "sonzinhos" que escuto desdo Win 98, portanto destivo esta função de enfeite do Vista tornando desnecessário carregar o .wav que contem o som a cada vez que eu clicar ou ficar uma operação que tem suporte a sons., para isso dentro de Sound, na aba Sounds, em baixo de "Sounds Scheme" clique em "No Sounds" e depois em OK, retorne ao Personalization



"Mouse Properties"

Por defult, é instalado o esquema de ponteiros do mouse "Windows Aero (system sheme)", so não é instalado por defaul caso sua placa de vídeo não tenha suporte ao Aero. No meu ponto de vista isso não implica em mudanças nem uma em relação a quantidade de memória utilizada afinal os efeitos do mouse Aero, são insignificantes em relação a esquemas de mouse mais simples como o esquema (None) que não utliza nem um efeito nos ponteiros do mouse, portanto fica a sua escolha qual utilizar. apenas desbilite o "Enable pointer shadow" para desabilitar a sombra do mouse, so para não entrar nesta opção atoa.



"Theme"

Nesta opção selecionamos os temas do Vista, por padrão é selecionado o tema "Windows Vista" que da toda a aparencia de "novo" no Vista, porem este tema padrão consome estremamente muita memória RAM para quem tem 512Mb apenas, recomendo que selecione o tema "Windows Clasic" para que seja utilizado em torno de 50Mb de memória RAM a menos, com isso já espero estar chegando a uma velocidade de abertura de novas telas parecida ou superior (no meu caso superior) ao Windows xp.



"Display Settings"

Nesta opção tambem não tem nada a ser feito para liberar o uso da memória RAM.



Com estas alterações seu Vista vai ficar muito parecido com o XP, talvez até com o 98, porem, lembre-se que você esta utilizando um sitema operacional robusto que por evolução natural dos softwares é normal usar cada vez mais memória RAM e que a sua quantidade não é idal para os novos padrão de memoria, é desvantagem ficar com o Vista parecendo o XP ou 98? no meu ponto de vista não pois por traz disso você vai estar desfrutando de toda tecnologia e segurança que nem um outro sistema operacional tem.



Mais algumas alterações para diminuir o uso da memória RAM.

Painel Control > System > Remote settings

Na aba "Remote", desabilite "Alow Remote Assistence connections on this computer", logo abaixo selecione "Don´t alow connections on this computer"

Na aba "Advanced" em Performance, clique em "Settings" e selecione "Adjust for best performance", clique OK e retorne ao Control Panel



Control Panel > Windows Sidebar Properties, desabilite a opção "Start Sidebar whem Windows start", clique OK

Control Panel > Offline Files clique em "Disable Offline Files" para desabilitar o cache de arquivos offline

Control Panel > AutoPlay desabilite a opção "Use AutoPlay for all media and devices"

Control Panel > Administrative Tools > System Configuration, clique na aba "Boot" depois em "Advanced options...", habilite as opçoes "Number of processors" e "Maximum Memory"