Sempre observo que muitos usuários reclamam sempre de lentidam ao usar o WinXP Pro. Alguns chegam até a dizer que o sistema só tem interface gráfica bonita e mais nada, e que vive travando e que é difícil de instalar, e que sempre dá pau na isntalação e outras coisas mais. Bem, eu gostaria de deixar claro que este tópico não faz nenhum computador que tenha o WinXP instalado com hardware fraco trabalhar como se fosse uma bala. Antes mais nada eu recomendo que se você quer realmente que seu computador seja rápido, procure ter uma quantidade de memória suficiente para que isto ocorra, não esquecendo do processador, pois também não adinata ter um a memória rápida e um processador lento, que isso não vai funcionar, e vice-versa. Pra começar o ideal para ter o XP em seu micro caso você tenha um Athlon XP 2000+, por exemplo, o correto é ter no mínimo 256MB de memória, caso contrário, não tem mágica. Já ouvi alguns usuários dizerem que tem o XP instalado com apenas 128MB, mas o micro voa, AAAAAAAAAAAAFFFFFFFFFFFFFFFF !!!! Vamos lá gente, bem menos. Enfim, este tutorial visa melhorar o rendimento, mas eu recomendo também que vocês estejam sempre atentos as atualizações críticas e as recomendadas, e nunca se esqueçam de fazer sempre aquela manutenção báica e corretiva, como, por exemplo, verificar quando é necessário fazer uma desfragmentação. Este vai ser o início de uma série de tutoriais que irei postar. Quem tiver outras dicas e quiser colaborar, contamos com a sua colaboração.


Seu menu Iniciar mais rápido:
Navegue para HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Lá vai estar com o valor 400, coloque 0.

Acelerando a inicialização da Restauração do Sistema:
Clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema;
Clique com o botão direito em Restauração do Sistema > Propriedades;
No campo Destino está a linha de comando que chama a Restauração do Sistema:
%SystemRoot%System32restorerstrui.exe Altere-a de modo que fique assim:
%SystemRoot%System32restorerstrui.exe /prefetch:1 Clique em OK para confirmar.

Acelere os programas:
A Microsoft usa a chave /prefetch:1 para acelerar a carga do Windows Media Player. Esta mesma chave pode ser utilizada para outros programas Microsoft Windows ou de terceiros.
Inclua esta chave logo após a linha de comando de carga do programa, em Propriedades => Objeto.
Ex.: Para fazer com o IE6, inclua a chave após o comando, ficando assim "C:Arquivos de
ProgramasInternet ExplorerIEXPLORE.EXE" /prefetch:1

Ajustar a prioridade de processamento:
Vá em Iniciar/Executar digite: regedit e clique em OK
Navegue até a chave
[HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlPr iorityControl]
E modifique o valor da chave "Win32PrioritySeparation"
O valor padrão é "2" Decimal

Os valores que podem ser utilizados são:

0 = Iguala o nível de processamento entre Programas e Serviços em Background
1 = Prioriza aos Serviços em BackGround
2 = Prioriza os Programas

Internet Explorer mais rápido :
Internet Explorer a pesquisar por tarefas agendadas sempre que é aberto. Você pode eliminar esse problema encontrando o seguinte item do registro:
HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareMicrosoftWindowsCurrent VersionExplorerRemoteComputerNameSpace
Encontre então na coluna da direita a chave ClassId key {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF} e a delete simplesmente. Saia então do registro e abra o Internet Explorer. Observe a diferença!

Rapidez de acesso a programas e arquivos.
Este truque aplica-se a qualquer versão do Windows. Através dele nos permitirá , sobretudo quando a utilização do disco rígido é muito freqüente , um acesso mais rápido a arquivos e programas.
Iniciar > Executar > regedit
Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlFi leSystem e criamos um dword
valor ( Edit/New/Dword Value) . Renomeamos com o nome de ContigFileAllocSize. Duplo-clique sobre o mesmo e digitamos o valor de 200 em hexadecimal ( 512 em decimal ).
Feche o Editor do Registro

Pastas abrindo muito rápido:
Iniciar > Executar > digite: system.ini e encontre a chave [386nh]coloque o cursor na frente da chave e de enter, abrirá uma linha, nesta linha digite:
conservativeswapfileusage=1

Liberando espaço:
O Windows reserva 12,5% do espaço livre no HD para o MFT (Master File Table). Se você tem uma quantidade muito grande de arquivos e programas no computador, a utilização do MFT é alta. Será então útil aumentar aquela porcentagem de uso para 25%. Para fazer isso encontre no HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetControlFi leSystem. No painel da direita, adicione (se não existir) a chave com o nome NtfsMftZoneReservation dando ao REG_DWORD o valor 2. O valor 1 é interpretado pelo Windows como 12,5% (padrão de instalação) e o valor 2 como 25%.

Acelerando o boot do XP navegue no regedit até:
HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlSe ssion ManagerMemory ManagementPrefetchParameters
Altere o valor "EnablePrefetcher" para "1" ficando assim:
"EnablePrefetcher"=dword:00000001

Liberando mais poder de processamento:
Vá em INICIAR e selecione EXECUTAR... Digite o comando:
Rundll32.exe advapi32.dll,ProcessIdleTasks


Desligar mais rápido:
Dê um passeio até a chave HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop
Chegando lá, encontre o valor HungAppTimeout que deve estar em 5000 (padrão). Se não estiver, coloque. Por aí mesmo, procure o valor WaitToKillAppTimeout. Troque o valor para 1000 (o padrão
é 20000).

Depois, dê um passada em
HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetControle troque o valor de WaitToKillServiceTimeout para 1000 também.
Pra finalizar execute o arquivo gpedit.msc vá até Modelos Administrativos, pule para Sistema e depois Perfis de Usuário. Do lado direito da tela aparece a opção Número máximo de tentativas para descarregar e atualizar perfil de usuário. Ative-o e atribua o valor 0.

Isto faz o computador ficar ligeiramente mais rápido:
Iniciar > Executar e digite: system.ini e aperte ok
Copie essa linha abaixo:
32BitDiskAccess=on
32BitFileAccess=on
DMABufferSize=64
MinSPs=16
PageBuffers=32
5. e cole embaixo da escrição [386enh]
6. não deixe espaços entra as linhas.
Reinicie o computador.

Navegue mais rápido:
Tanto o Windows XP como o Windows 2000 possuem um recurso (Agendador de pacotes QoS) que “reserva” 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio, o que para a maioria dos usuários não é necessário. Para recuperar esses 20% de banda, siga esses passos:
Iniciar > Executar, digite: gpedit.msc e pressione ok.
Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”.
Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia.
Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está).
Reinicie o computador.
Obs: Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir os passos acima para todos. Caso seu computador não esteja em rede, desisntale esta opção.

Liberando espaço no HD:
O Windows XP usa WFP (Proteção de Arquivos do Windows). Isso significa que se algum arquivo de sistema for substituído de forma não autorizada por você ou por algum programa, o Windows recupera a versão anterior do arquivo. Mas para poder fazer isso ele armazena em cache todas as.dll e outros arquivos de sistema na pasta System32/dllcache (oculto). E isto custa alguns bons megabytes no seu disco (chega a mais de 300MB). Aqui está o que pode ser feito para não perder tanto espaço: Abra uma janela de prompt e digite, sem as aspas, "sfc /cachesize=x" ondeo x é a quantidade em MB que você deseja reservar para o cache do Windows, 50MB seria um bom tamanho. Agora podemos fazer uma outra coisa: eliminar todos os arquivos armazenados no cache, que estava exageradamente grande. Para isso digite no prompt sem as aspas: "sfc /purgecache".
Você vai notar uma intensa atividade no HD. Significa que uma infinidade de arquivos do cache estão sendo deletados. Não se preocupe, se mais tarde o Windows vier a precisar de algum delese não o encontrar no cache, pedirá que você insira o CD de instalação e o encontrará no CD.
DICA RETIRADA DO SITE DO LIAE - INFORMÁTICA
http://planeta.terra.com.br/informatica/liae/

Sabe aquelas barrinhas azuis que ficam passando no processo de boot do XP? Isto vai fazer com que as mesmas passem um ou duas vezes:
1. Abra o bloco de Notas.
2. Digite "del c:windowsprefetchntosboot-*.* /q" (sem as aspas, evidentemente)
3. Salve este arquivo com o nome ntosboot.bat (o nome fica seu critério) na raiz.
4. Execute o gpedit.msc
5. Vá em Configurações do Computador, e depois em Configurações do Windows. Do lado direito da tela clique no item Scripts (Inicialização/Encerramento).
6. Clique duas vezes em Desligar.
7. Na janela que se abre clique em adicionar e depois procurar.
8. Encontre e selecione o arquivo que você criou lá em cima, no caso o ntosboot.bat .
Selecione-o e dê todos os OKs que tiver que dar.
9. No menu "Iniciar, selecione "Executar" & digite "devmgmt.msc".
10. Clique duas vezes em "Controladores IDE ATA/ATAPI"
11. Clique com o botão direito em "Canal IDE primário" e selecione "Propriedades".
12. Selecione a aba "Configurações avançadas" depois, no dispositivo 0 ou 1 (aquele que não tiver o campo "Tipo de dispositivo" travado) selecione nenhum ao invés de "Detecção automática" & click "OK".
13. Clique com o botão direito em "Canal IDE secundário", selecione "Propriedades" e repita o
passo 12.
14. Reinicie o computador.

Descarregando dll depois de fechar programas:
Você e eu sabemos que nenhum Windows, por mais estável que seja, libera toda a memória que era ocupada por um aplicativo quando ele é fechado. Sempre fica uma DLL esquecida na memória, o que torna praticamente impossível não ter que reiniciar o computador para o micro ficar mais leve após uma sessão mais hardcore de Office, por exemplo.
Para obrigar o WindowsXP a descarregar da memória todas as DLLs que não estão em uso, dê uma espiada em: HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentV ersionExplorer
Chegando lá, você vai ter que criar uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL. Como criar uma nova chave, você vai me perguntar. Simples, respondo eu. Clique com o botão direito do mouse na chave Explorer, aponte para Novo, depois Chave. Uma nova chave vai ser criada dentro do item Explorer (vai parecer uma pasta nova). Renomeie-a para AlwaysUnloadDLL e troque o valor Padrão para 1 invés de 0.

Melhorando o comportamento do HD:
Veja se o seu disco rígido está habilitado para uma melhor performance.
Iniciar > Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI >
Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA se disponível”.
Isso fará com que ele trabalhe mais rápido.

Lixeira ou Lixão?
O Windows reserva 10% do espaço de seu disco rígido para a Lixeira.
Isso é um desperdício, se você tiver 20Gb no seu Hd 2Gb estão reservados para sua lixeira, para que tanto?
Para diminuir o espaço alocado para sua lixeira, clique com o botão direito do mouse na lixeira e escolha um tamanho menor, 1% está de bom tamanho.


Espero ter ajudado.

By - Demmony