PDA

Ver Versão Completa : Dicas de PHP



CCV_Demmony
21-01-2008, 03:57 PM
Nesse artigo, estarei completando com dicas e rotinas que podem ser úteis no seu dia-dia. Vamos lá:

1 - Identificar se um arquivo existe no servidor

<?
$arquivo = "/caminho/arquivo";
if (file_exists($arquivo))
echo "Já existe";
else
echo "Não existe";
?>

2 - Obtendo o tamanho de um determinando arquivo

<?
$file = "/caminho/arquivo";
$fsize = filesize($file);
echo $fsize;

?>

3 - Listando o conteúdo de um diretório

<?
$dir = "/diretorio";
$dirhandle = opendir($dir);
while ($file = readdir($handle) {
$files =. $file;
}
closedir($handle);
echo $files;
} ?>


4 - Verificar se uma determinada URL existe

<?
$url = "http://urlescolhida";
$fp=@fopen($url,"r");
if($fp == 1) echo "Existe";
else echo "Não existe";
}
?>

Observe que essa rotina acima retorna 1 se a URL existir e 0 se a URL não existir.

Dica: Aconselho a criar um arquivo chamado função. php e colocar todas as rotinas que vocês tiverem nesse arquivo. Desta forma, em qualquer projeto que vocês forem desenvolver e necessitarem de alguma delas, basta fazer uma chamada a esse arquivo utilizando o include ou require.


Exemplo prático: Arquivo - funcao.php

<?
function verifica($arquivo){
if (file_exists($arquivo)) $texto = "Existe";
else $texto = "Não existe";
return $texto;
}
?>

Arquivo - index.php

<?
include "funcao.php";



echo verifica("/caminho/arquivo");
?>

Como vocês podem ver acima, o arquivo index.php faz uma chamada ao arquivo funcao.php que contém a rotina que vai fazer a verificação do arquivo.

Depois de efetuada a verificação, será retornado um texto (return $texto) que será impresso na tela para o usuário, dizendo se o arquivo existe ou não.

Fonte- Fiap.com.br

CCV_HEALbra
21-01-2008, 04:07 PM
legal de fazer isso e trabalhar com classes..q vc usa em todo o site e nao tem muito trabalho...no site www.phpbrasil.com tem alguns tutos bacanas de como trabalhar com classe....

sempre usei esse site..pra mim um dos melhores...

lembrado..q na dica de pegar o tamanho..é legal vc usar o list tb pra pegar extensões e dimensões de imagens...

$imagem = $_FILES[$campo][tmp_name];
list($x, $y, $ext) = getimagesize($imagem);

CCV_Demmony
21-01-2008, 04:31 PM
Esses tutoriais que estou postando aqui são do pessoal que fizeram faculdade comigo... tenho um forum da facu que eu cuido da parte de celular e redes , ai tem muitas coisas de lá que vou colocar aqui... se vcs não se importarem.. tanto que no final vou sempre colocar ... forum.fiap.com.br

então tipo, não tem como eu entrar muito na discussão... pois de programação sou fraco... hehehehe