PDA

Ver Versão Completa : Obama é o Nobel da Paz de 2009



CCV_Boroka
09-10-2009, 12:09 PM
Presidente dos EUA levou prêmio por sua ação pró-desarmamento nuclear.
Prêmio vai ser entregue em 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega.


O presidente dos EUA, Barack Obama, venceu o Prêmio Nobel da Paz na edição 2009. O anúncio, que provocou surpresa, foi feito nesta sexta-feira (9), em Oslo, na Noruega, pelo comitê do Nobel.

O prêmio foi concedido por conta dos apelos do presidente pelo desarmamento nuclear e por seu trabalho pela paz mundial.

"O comitê deu muita importância à visão e aos esforços de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares", disse o presidente do Comitê Nobel da Noruega, Thorbjoern Jagland. "Muito raramente uma pessoa com a influência de Obama capturou a atenção do mundo e deu às pessoas a esperança de um futuro melhor."

O comitê também citou por os "esforços extraordinários" do democrata "para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".

O comitê não deu o telefonema tradicional para avisar Obama da premiação. Mas não adiantou: Obama foi acordado de madrugada por uma ligação do porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, com a notícia. Ele se disse "honrado" com a escolha do comitê.

Surpresa

Analistas americanos consideram que a premiação não era esperada pelo governo americano.

A primeira reação demorou quase duas horas. A ala oeste da Casa Branca, de onde Obama comanda o país, ficou por muito tempo às escuras.

Agenda internacional ambiciosa

Obama, que assumiu em 20 de janeiro deste ano, depois de um processo eleitoral histórico no ano anterior, chegou à Casa Branca com uma agenda internacional ambiciosa, além de enfrentar internamente os efeitos da crise financeira do ano anterior.

Obama é o terceiro político de alto escalão do Partido Democrata dos EUA a vencer o prêmio nesta década. Antes dele, ganharam o ex-presidente Jimmy Carter, em 2002, e o ex-vice-presidente Al Gore, em 2007.

CCV_Madog
09-10-2009, 01:04 PM
Yes We Can,mas acho que a popularidade do Obama ta crescendo muito rápido,só para quando ele fazer alguma me*** a sua reputação o salvar.

DayWalker_
09-10-2009, 01:29 PM
As vezes eu nao entendo esse comite do nobel ... vamos dizer
q o obama tentou bastante .. mas nao teve um volume suficiente pra levar
o nobel .. nesse lance de democratas .. Jimmy Carter eh outro q foi
nobel na bagunça ... o unico merecido foi o Al Gore com sua campanha
sobre aquecimento global... esse sim.. o sujeito foi atraz , eh o criador
do documentario q é simbolo da preucupaçao do mundo sobre aquecimento
global. ( ja vi e posso dizer, realmente mereceu o oscar.. "Uma Verdade Inconveniente")..
Querer comparar o Obama com ele .. tsc.. esse povo do nobel nao juizo =\