Ver Versão Completa : Sua cidade tem história?
CCV_Iupi
02-12-2009, 01:13 AM
Então, algo menos 'improdutivo' a ser postado aqui.
Vocês sabem a história da sua cidade? Eu desconhecia a minha mas encontrei no WikiPedia.
Dados: Niterói é um município do estado do Rio de Janeiro. Conta com uma população estimada de 479.384 habitantes (2009)[2] e uma área de 129,375 km².
História: França Antártica
No ano de 1555, Villegaignon dominou toda a Baía de Guanabara e instituiu a França Antártica. A região era evitada pelos portugueses por causa da resistência dos nativos locais, mas Villegaignon convenceu a Corte Francesa das vantagens de conquistá-la para obter o controle do comércio com as Índias.
A região desenvolveu-se sob o comando de Villegaignon, que idealizou a Henriville, em homenagem ao rei da França.
Passado algum tempo, os calvinistas, que vieram da França a pedido do rei para amenizar conflitos religiosos, regressaram a França e acusaram Villegaignon de preconceito e má administração. O navegador francês teve de voltar a França para explicar-se.
Na ausência do governador francês, Mem de Sá resolveu invadir a Guanabara e tomar posse da região, no ano de 1560. Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, que continuara com o comando da guerra, recorreu à ajuda do cacique de uma tribo tupi, o Araribóia (que quer dizer cobra feroz). Araribóia havia sido expulso pelos franceses de sua terra natal, a ilha de Paranapuã, e se refugiou na capitania de Espírito Santo, de onde expulsou invasores holandeses. Araribóia aceitou o pedido do governador para ajudar os portugueses a expulsar os franceses, na esperança de reconquistar a ilha-mãe.
Com o fim da guerra, em 1567, Araribóia recebeu o nome cristão de Martim Afonso. Mas Estácio de Sá resolveu ocupar a ilha de Paranapuã, tornando-a a Ilha do Governador. Para manter a segurança na Baía de Guanabara, Estácio de Sá insistiu a Araribóia para não voltar para Espírito Santo, e o concedeu poder de escolha para habitar qualquer uma das regiões da Guanabara. Sem titubear, o cacique tupi apontou para o outro lado da Baía e disse que queria aquela região de águas escondidas, que em tupi-guarani é Niterói. O local era conhecido como Band’Além e foi para lá que Araribóia levou sua tribo, para a vila de “São Lourenço do Índios”.
Algo recente: Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, datada de 1975, Niterói deixou de ser a capital, transferindo o título para o Rio de Janeiro.
Hoje a cidade apresenta o terceiro melhor IDH do Brasil, a segunda maior importância do Rio de Janeiro e a segunda maior quantidade de obras do arquiteto Oscar Niemeyer.
____
Sei lá se alguém vai ler, mas isto me tirou dúvidas quanto ao nome das Ruas, dos bairros etc..
Poste a da sua cidade também. xP Vamos fazer algo menos 'inculto' aqui no CQM.
CCV_Havoc
02-12-2009, 08:44 AM
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joinville
CCV_saLLadEX
02-12-2009, 12:04 PM
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o_%28Santa_Catarina%29 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Capivari_de_Baixo)
CCV_Iupi
02-12-2009, 04:53 PM
Que preguiça de vocês só postando o link =/ hueheue
PorteLaa
02-12-2009, 05:26 PM
Sertãozinho é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo. Distante 325 km a nordeste da capital estadual e a 9 km de Ribeirão Preto. Seu território de 418 km² abriga uma população estimada em 110.999 sendo a terceira maior cidade da região nordeste do estado.
Em um raio de pouco mais de 200 km do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais – Franca, Araraquara, São Carlos, Jaú, São José do Rio Preto, Rio Claro, Limeira, Piracicaba, Americana, Passos, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia entre outras – sendo o acesso facilitado pelas rodovias que ligam o município a estas cidades. Sertãozinho também está no caminho que liga os principais pólos tecnológicos do estado, sendo Sertãozinho também um Pólo Tecnológico.
História
A fundação de Sertãozinho data de meados de 1877. Nesta época, Antônio Malaquias Pedroso, um dos condôminos da fazenda Sertãozinho, construiu sua moradia, fazendo doação de 12 alqueires e meio de terras, em torno da moradia, à Nossa Senhora Aparecida, tendo erguido no lugar, onde hoje se localiza a Praça 21 de Abril, uma capelinha em louvor da Padroeira. Com outras doações que se juntaram à de Antônio Malaquias Pedroso, o patrimônio chegou a 148 alqueires. As terras da Fazenda Sertãozinho, cuja posse foi efetivada há quase um século, pelos sertanejos Antônio José Rodrigues, Manoel Jacinto de Pontes e pelo africano Pai Chico, só começaram a ser divididas entre os condôminos depois que Malaquias construiu a capelinha. Este núcleo de povoação foi elevado a Distrito de Paz a 10 de março de 1885, pela lei nº31, com o nome de Freguesia da Aparecida de Sertãozinho; a Município, pela lei n.º 463, de 5 de dezembro de 1896, tendo sido instalado a 21 de abril de 1897.
Foi seu primeiro prefeito o Dr. José Onofre Muniz Ribeiro e os primeiros vereadores: Macários de Melo, presidente; João Pedro de Andrade Júnior, Luiz José Nogueira, Aprígio Rello de Paula Araújo, Nicolau Pollo.
em 26 de outubro de 1906, pela lei nº1018, foi criada a Comarca, cuja instalação se deu a 12 de dezembro do mesmo ano. Foi seu primeiro juiz de direito o Dr. Renato Fulton Silveira da Motta, tendo como municípios jurisdicionados, além de Sertãozinho, Pontal e Barrinha. A primeira denominação de Sertãozinho foi Capela, depois Engenho Nossa Senhora Aparecida de Sertãozinho, Aparecida de Sertãozinho e finalmente, Sertãozinho. Pode-se dizer que há dois ciclos na vida econômica do município: o do café, que predominou até mais ou menos 1936 e o da cana-de-açúcar, que no momento, constitui a sua maior e quase absoluta fonte de renda.
rsrsrs
Sonic
02-12-2009, 06:21 PM
Belém é um município brasileiro, capital do estado do Pará. É considerada a maior cidade na linha do Equador,[4] a segunda cidade mais populosa da região Norte e a maior Região Metropolitana do Norte,[5] é conhecida como "Metrópole da Amazônia". A cidade possui o maior IDH entre as capitais nortistas[6] e concentra a maior população metropolitana da região.[7]
A capital paraense, excluindo-se da população metropolitana, conta com cerca de 1.424.124 habitantes. Assemelhando-se a uma península, cercada por água, áreas militares e de proteção ambiental, teve pouco espaço para expansão, ocasionando conurbação com municípios próximos dando origem a Grande Belém que tem população estimada em 2,1 milhões de habitantes.
Pela abundância de mangueiras em suas ruas, é popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras". Denominada também de "Cidade Morena", característica herdade da miscigenação do povo português com os índios Tupinambás, nativos habitantes da região à época da fundação.
Há 200 anos, a corte portuguesa embarcava em direção ao Brasil, numa viagem que mudaria completamente o rumo da história brasileira. A família real foi para o Rio de Janeiro, mas na região Norte, outra cidade se preparou para ser a capital do reino: Belém do Pará virou a Capital das Especiarias. No século XX, na década de 1970, a imigração japonesa fez do Pará um dos maiores exportadores mundiais da pimenta do reino, a mais nobre das especiarias da Índia. O Pará hoje é o maior produtor de pimenta do reino do Brasil.[8][9]
Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias européias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.
Historicamente, constituiu-se na principal via de entrada na região norte do Brasil, devido a sua privilegiada posição geográfica. Situada às margens do rio Guamá, próxima à foz do rio Amazonas, abriga o moderno Aeroporto Internacional de Val de Cans. Com sua localização no extremo Norte da malha rodoviária brasileira BR-316 (Nordeste), BR-010 (Belém-Brasília) e PA-150 (Alça Viária), Belém pode ser facilmente acedida por vias terrestre, aérea e fluvial, sendo uma das principais entradas para toda a região norte.
HISTORIA:
História
A região onde a atual cidade se localiza era primitivamente ocupada pelos Tupinambás.
O estabelecimento do primitivo núcleo do município remonta ao contexto da conquista da foz do rio Amazonas, à época da Dinastia Filipina, por forças luso-espanholas sob o comando do capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, quando, a 12 de janeiro de 1616, fundou o Forte do Presépio.
A povoação que se formou ao seu redor foi inicialmente denominada de Feliz Lusitânia. Posteriormente foi sucessivamente denominada como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará, até à atual denominação de Belém. Belém foi a primeira capital da Amazônia.[10]
Nesse período ao lado da atividade de coleta das chamadas drogas do Sertão a economia era baseada na agricultura de subsistência, complementada por uma pequena atividade pecuária e pela pesca praticada por pequenos produtores que habitavam, principalmente, na ilha do Marajó e na ilha de Vigia. Distante dos núcleos decisórios das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e fortemente ligada a Portugal, Belém reconheceu a Independência do Brasil apenas a 15 de agosto de 1823, quase um ano após a sua proclamação.
FONTE; WIKIPEDIA
:joia:
Dark_SkuLL
02-12-2009, 06:28 PM
Jaraguá do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
História
Em 1864 a princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orléans, Conde d'Eu. Como parte do dote constavam as terras que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul.
Ao engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, Emílio Carlos Jourdan, amigo do conde d'Eu e da princesa Isabel, ficou encarregado da demarcação das terras, que se localizavam entre a margem direita do rio Itapocu e a esquerda do rio Jaraguá indo, ao Norte, até o rio Negro. No início eram 12 léguas quadradas, sendo aumentadas posteriormente para 25 léguas quadradas.
Durante o processo da demarcação, Jourdan contratou ferreiros, marceneiros, carpinteiros, pedreiros e lavradores, a maioria vindo do nordeste, para a construção do engenho e a plantação da lavoura de cana-de-açúcar.
Jaraguá do Sul 947.JPG
Em 1879, O engenheiro Krohne saiu de São Bento para explorar a região, abrindo picada pelo rio Itapocu até Jaraguá. Já os colonizadores Otto Hillbrecht e sua família chegaram em 1897, cursando o rio Itapocu em canoas, seguidos por outros, no mesmo ano.
Com a República, as terras dotais voltaram a ser patrimônio da União.
Durante sua história, Jaraguá pertenceu a São Francisco do Sul, Paraty (atual Araquari) e a Joinville. Somente no século passado, pelo Decreto nº 565 de 26.3.1934, Jaraguá foi desmembrado de Joinville, tornando-se município. Por ocasião da emancipação, o novo município denominou-se simplesmente Jaraguá, sendo seu nome alterado para Jaraguá do Sul em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei estadual nº 941, por haver outro município mais antigo com o mesmo nome, localizado no Estado de Goiás.
O topônimo Jaraguá é de origem tupi-guarani e significa "Senhor do Vale". É como os índios chamavam o Morro da Boa Vista, um dos mais imponentes na cidade.
Para Calixto D. Borges, um dos canoeiros de Jourdan, as máquinas para o engenho Jaraguá chegaram no dia 15 de abril de 1876. Sendo esta data contestada e na impossibilidade de precisar a do real estabelecimento de Emílio Carlos Jourdan na localidade, decidiu-se por 25 de Julho de 1876 como a data de fundação de Jaraguá do Sul, dia em que também são homenageados o imigrante, o colono e o motorista.
Geografia
Situado na latitude 26º 29’ 10’’ sul e na longitude 49º 04’ 00’’ oeste, possui uma população estimada de 136.282 habitantes[5]. Faz divisa com Campo Alegre e São Bento do Sul ao norte; Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder ao leste e com Corupá ao oeste. O rio Itapocu é o principal rio, atravessando toda cidade, e tendo com principais afluentes os rios Jaraguá e Itapocuzinho.
O clima da cidade é considerado como Temperado, com temperatura média anual ao redor de 21°C. No verão as temperaturas frequentemente ultrapassam os 35°C, apesar de poderem chegar aos 40°C em alguns poucos dias. O inverno é relativamente frio para os padrões brasileiros, com uma média das temperaturas mínimas ao redor de 12°C nos meses de junho e julho. Geadas ocorrem praticamente em todos os invernos. Temperaturas negativas são raras, sendo que a marca foi atingida pela última vez na data de 14 de julho de 2000. A maior temperatura já registrada foi de 42,5°C em 3 de janeiro de 1973. Já a temperatura mais baixa ocorreu na data de 19 de julho de 1975, quando os termômetros ficaram abaixo de -2°C.
Sendo colonizada pelas etnias húngara, polonesa, Italiana e principalmente alemã - isso se reflete na Schützenfest (Festa do Atirador) - , Jaraguá foi a cidade que mais cresceu economicamente nos últimos 3 anos em Santa Catarina.
Dentre as indústrias sediadas em Jaraguá do Sul pode-se citar a WEG, um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, com fábricas na Argentina, Portugal, México e na China e Malwee (Malharia), menegotti (construção), dentre outras, fato curioso de todas essas indústrias é que são de origem familiar que com o tempo atingiram grandes complexos industriais.
A cidade de Jaraguá do sul tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos do Brasil. A qualidade de vida é um dos fatores que fazem com que este índice seja alto.
Meio ambiente
No município fica a sede de uma das principais ONGs ambientalistas de Santa Catarina, o Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, que atua na área de educação ambiental e criou o Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA).
Área preservada da Serra do Mar onde fica o Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA). A seta indica o local das instalações para atender as escolas
O CIMA foi implantado numa área preservada de 40,6 hectares de Mata Atlântica no bairro Barra do Rio Cerro que dispõe de uma triha interpretativa de 1.150 metros de extensão. É usado para as atividades de educação ambiental das escolas de Jaraguá do Sul e região. É uma espécie de sala de aula ao ar livre. O Plano Diretor do Município prevê a transformação desta área preservada em Unidade de Conservação da natureza, na categoria de Parque Natural, que é de proteção integral.
No CIMA os estudantes aprendem sobre a biodiversidade local e sobre os serviços ambientais da Mata Atlântica, como a conservação dos recursos hídricos (rios e nascentes) e o armazenamento de carbono que fica estocado nas árvores e seria liberado para a atmosfera em caso de desmatamento, o que agrava o problema do aquecimento global
Há outras ONGs em Jaraguá do Sul que se propõe a defender o meio ambiente, como a ADEAJS - Associação pela Defesa Ambiental de Jaraguá do Sul.
Economia
Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Itajaí, sendo o terceiro pólo industrial do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções. É conhecida como "Capital Nacional da Malha". Destacam-se também empresas do ramo de tecnologia e prestação de serviços.
Arena Jaraguá
A Arena Jaraguá foi inaugurada em 2007 e possui 20.640m² de área construída. Além de receber eventos esportivos, a Arena Jaraguá também é utilizada para diversos outros tipos de eventos, como shows, feiras, etc.[6]
Schützenfest
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Schützenfest
A Schützenfest ou, Festa dos Atiradores é uma festa que acontece no mês de outubro em Jaraguá do Sul. Ela faz parte das populares festas que acontecem nesse mês em todo o Estado de Santa Catarina e acontece devido a colonização germânica na cidade. Sendo considerada a maior festa de Atiradores do Brasil. Sempre reúne vários turistas do Brasil e do exterior.
:D
CCV_Papercut
02-12-2009, 06:52 PM
Aracaju é um município brasileiro e capital do estado de Sergipe. Localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. De acordo com a estimativa realizada pelo IBGE em 2009, a cidade conta com 544.039 habitantes.[2] Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras e São Cristóvão, o número passa para 780 mil habitantes. O topônimo "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acaiú", que em tupi-guarani significa "cajueiro dos papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acaiú", "fruto do cajueiro".
A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da capitania de Sergipe, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu. Fundada em 1855, foi a segunda capital planejada de um estado brasileiro; seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe[carece de fontes]. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica[carece de fontes].
[editar]São Cristóvão
No início da ocupação de povos não-indígenas onde hoje se encontra Aracaju e cidades vizinhas, esta região estava sob a jurisdição da capitania da Baía de Todos os Santos, que hoje é o estado da Bahia. A princípio, essa região era território do cacique Serigi, que dominava desde as margens do rio Sergipe até a do rio Vaza-Barris.
Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigi e de seu irmão Siriri, matando-os e derrotando-os. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão junto à foz do rio Sergipe e define a capitania de Sergipe, ainda subordinada à Capitania da Baía de Todos os Santos. Mais tarde, a localização foi transferida para as margens do rio Poxim e, enfim, para o Rio Paramopama, afluente do Vaza-Barris.
Assim, São Cristóvão torna-se a capital da província. Diferente do que aconteceu nos outros estados da Região Nordeste, a capital de Sergipe ficava a mais de vinte quilômetros de distância do mar. Desta forma seus portos, por onde passavam navios, ficavam nos rios.
[editar]De povoado a capital
As terras onde hoje se encontra Aracaju originaram-se de sesmarias doadas a Pero Gonçalves por volta do ano de 1602.Eram compostas de 160 quilômetros de costa, mas em todas as margens não existia nenhuma vila, apenas povoados de pescadores.
No ano de 1699 tem-se notícia de um povoado surgido às margens do rio Sergipe, próximo à região onde este deságua no mar, com o nome de Santo Antônio de Aracaju. Seu capitão era o indígena João Mulato. Em meados do século seguinte, em 1757, Santo Antônio de Aracaju vivia sem maiores crescimentos e já era incluída como sítio da freguesia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar do Cotinguiba.
Na então capital de Sergipe, São Cristóvão, estava-se tendo dificuldades com relação aos portos. Como a capital ficava no interior do estado, a navegação até os portos era somente fluvial, o que era um inconveniente, uma vez que os maiores navios não tinham passagem por conta da tonelagem, fazendo os portos sergipanos servirem apenas para pequenas embarcações.
A partir e 1854, a praia que hoje é de território de Aracaju, perto da foz do Rio Sergipe, despertou grande interesse do governo da província de Sergipe, que transferiu a Alfândega e a Mesa de Rendas Provinciais para aquele local e construiu uma Agência do Correio e uma Sub-Delegacia Policial. Além disso, um porto foi construído na praia, denominada "Atalaia".
A província necessitava de um porto de porte maior para seu progresso. No dia 2 de março de 1855, a Assembleia Legislativa da Província abriu sessão em uma das poucas casas existentes na Praia de Atalaia. Nesta sessão, tendo previamente analisado a situação em que se encontrava a província, Inácio Joaquim Barbosa, o primeiro presidente da Província de Sergipe Del Rey, decidiu transferir a capital de Sergipe, que era São Cristóvão, para a cidade portuária que seria erguida ali. A decisão foi recebida com grande surpresa pelos presentes.
Assim, no dia 17 de março de 1855, Inácio Joaquim Barbosa apresentou o projeto de elevação do povoado de Santo Antônio de Aracaju à categoria de cidade e a transferência da capital da província para esta nova cidade, que foi chamada simplesmente de Aracaju. Foi um dos momentos mais importantes e de maior repercussão da história de Sergipe. A nova localização da capital iria beneficiar o escoamento da produção principalmente açucareira da época, além de representar um local mais adequado para a sede do governo para o desenvolvimento futuro. A cidade de São Cristóvão não se revoltou de forma violenta contra a decisão, tendo apenas feito manifestações de protesto.
Dessa forma Aracaju passou à frente de várias cidades já estruturadas, com melhores condições enquanto desenvolvimento urbano. Cidades como Laranjeiras, Maruim e Itaporanga se apresentavam em condição superior à de Aracaju.
Desde então, Inácio Joaquim Barbosa vem sendo considerado o "fundador de Aracaju", tendo atualmente um monumento em sua homenagem na Orla de Atalaia. Por não se ter tido êxito em encontrar nenhum retrato do primeiro presidente de Sergipe, o monumento não é uma estátua, mas uma estrutura de aço de 5,5 metros de altura e 2.200 quilos.
Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aracaju) - não copiei tudo, tem mais no site... mas não vão ler mesmo =)
CCV_Americano
02-12-2009, 07:00 PM
Vila dos Cabanos é um distrito do município de Barcarena, no estado do Pará. Foi criado originalmente para abrigar os funcionários e familiares das empresas Alumínio Brasileiro (ALBRAS) e Alumina do Norte do Brasil (ALUNORTE), ambas pertencentes à Companhia Vale do Rio Doce (Vale) em sociedade com outras empresas privadas.
A vila é uma comunidade aberta, dotada de toda infra-estrutura básica: água, energia, telefonia e rede de esgotamento sanitário. Fica localizado a cinco quilômetros da praia do Caripi, que embora fluvial (fica sobre o Rio Pará), apresenta marés e ondas, sendo hoje uma conhecida área de lazer e atração turística no estado.
Por muito tempo este distrito foi administrado pela Albras/Alunorte independente da administração municipal, posteriormente passou ao controle da prefeitura de Barcarena.
Wikipédia.
CCV_Iupi
02-12-2009, 08:57 PM
Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aracaju) - não copiei tudo, tem mais no site... mas não vão ler mesmo =)
Eu leio sim.
CCV_Injustice
03-12-2009, 03:36 PM
Sapucaia do Sul surgiu a partir da colonização de portugueses. Era um distrito do município de São Leopoldo (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Leopoldo) até emancipar-se e conquistar vida administrativa própria, o que ocorreu em 14 de novembro (http://pt.wikipedia.org/wiki/14_de_novembro) de 1961 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1961), sancionada a lei de nº4.203, pelo então governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola. No entanto o feriado municipal, e a comemoração se da dia 20 de agosto, dia da vitória por diferença de 750 votos do plebicito - 1921 a favor / 1171 contra.
Marcos históricos de Sapucaia do Sul:
1737: Antonio de Souza Fernando estabelece-se no território, denominando sua propriedade de Fazenda Sapucaia;
1846: Capela Curada de São Leopoldo, é elevada à categoria de Vila em 1º de abril; em 6 de junho homologa-se as divisas da Vila de São Leopoldo; e na data de 24 de julho instala-se o Município de São Leopoldo, de cujo 1º distrito fazia parte o território de Sapucaia;
17 de julho (http://pt.wikipedia.org/wiki/17_de_julho) de 1912 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1912): Sapucaia se desmembra do 1º Distrito e passa à categoria de 7º Distrito de São Leopoldo;
31 de março (http://pt.wikipedia.org/wiki/31_de_mar%C3%A7o) de 1938 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1938): Decreto Estadual nº 7119 eleva o 7º distrito leopoldense (Sapucaia) à categoria de Vila, sob o nome de Guianuba;
Junho de 1939: Decreto nº 7842 oficializa a substituição do nome do distrito para Guianuba. O nome passou a ser utilizado efetivamente apenas em caráter oficial, pois não foi bem recebido pela população, que quase não o utilizava;
13 de janeiro (http://pt.wikipedia.org/wiki/13_de_janeiro) de 1948 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1948): A então Vila de Guianuba perde o território que hoje forma a cidade de Esteio, que é desmembrado e passa a ser denominado 1º Subdistrito de São Leopoldo;
20 de agosto (http://pt.wikipedia.org/wiki/20_de_agosto) de 1951 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1951): O então prefeito de São Leopoldo, Dr. Mário Sperb, sanciona a lei nº 303 que reestabelece o nome de Sapucaia ao distrito.
1953: Em 30 de junho uma comissão de líderes de Esteio (já elevado à categoria de 11º Distrito de São Leopoldo) lança o manifesto "Movimento Emancipacionista em Esteio e Sapucaia" em reunião realizada no Clube 7 de Setembro com a Liga dos Amigos de Sapucaia; Em 22 de setembro a Liga dos Amigos de Sapucaia proclama manifesto negando apoio à emancipação conjunta de Sapucaia e Esteio, que pretendia a unificação das duas localidades para formar um único município. Conseqüentemente, os sapucaienses optam nas urnas pela manutenção da união com São Leopoldo;
14 de junho (http://pt.wikipedia.org/wiki/14_de_junho) de 1960 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1960): É emitido protocolo de pedido de plebiscito de emancipação à Assembléia Legislativa;
12 de julho (http://pt.wikipedia.org/wiki/12_de_julho) de 1961 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1961): Finalmente a Assembléia aprova a consulta plebiscitária através da lei nº 4092, que estabelecia, entre outras coisas, o território a ser alvo da consulta;
20 de agosto (http://pt.wikipedia.org/wiki/20_de_agosto) de 1961 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1961): Sapucaia se emancipa de São Leopoldo, após vitória no plebiscito que consultou a vontade da população. A opção pela emancipação venceu por 1921 votos contra 1171;
14 de novembro (http://pt.wikipedia.org/wiki/14_de_novembro) de 1961 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1961): O então governador Leonel de Moura Brizola (http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonel_de_Moura_Brizola) oficializa a criação do Município de Sapucaia através da Lei nº 4203 de 14 de novembro de 1961;
30 de agosto (http://pt.wikipedia.org/wiki/30_de_agosto) de 1963 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1963): Assembléia Legislativa aprova a lei nº 4541 de 30 de agosto de 1963, proposta pelo então deputado Nelson Marchezan, que altera o nome do município de Sapucaia para Sapucaia do Sul.
O município (http://pt.wikipedia.org/wiki/Munic%C3%ADpio) possui zona rural (http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_rural) e zona urbana (http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_urbana). Com a construção dos trilhos e muros para o Trensurb na década de 1980 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1980), Sapucaia do Sul passou a estar dividida, a grosso modo, em duas, o lado oeste e o lado leste dos trilhos do trem. As empresas de comércio e serviços do lado oeste viram a separação da cidade (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade) em duas prejudicar-lhes o mister e tiveram que mudar para o lado do Calçadão da cidade ou então fechar as portas.
Com a construção da passagem subterrânea ligando as Avenidas Rubén Berta com João Pereira da Vargas, no centro da cidade, os dois lados passaram a experimentar um progresso mais equitativo.
A árvore figueira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Figueira) é um dos símbolos da cidade.
Os principais pontos turísticos de Sapucaia do Sul são:
Parque Zoológico do Rio Grande do Sul (http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Zool%C3%B3gico_do_Rio_Grande_do_Sul), uma das Unidades de Conservação da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_Zoobot%C3%A2nica_do_Rio_Grande_ do_Sul)
Morro de Sapucaia, tem destaque por sua forma peculiar que lembra o fruto da árvore sapucaia. Sua altura é 289m, com uma vista panorâmica da região privilegiada ;
Morro das Cabras, (conhecido como Morro do Chapéu)em área rural de beleza ímpar e atraente;
Estação Ecológica do Pesqueiro (http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ecol%C3%B3gica_do_Pesqueiro), às margens do rio dos Sinos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_dos_Sinos);
Outras belezas ainda fechadas e não abertas à visitação pública:
Queda D'Água dos Freitas, na divisa de Sapucaia com Gravataí, uma belíssima queda d'água de cerca de trinta metros de altura;
Alambique dos Cassel, preciosidade erguida em 1914 (http://pt.wikipedia.org/wiki/1914), hoje desativado;
A área rural (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rural) do município é adequada para a prática de esportes radicais, tais como escalada e rapel, mas também é dada ao trekking (o esporte da caminhada) e principalmente ao camping selvagem em contato íntimo com a natureza (http://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza). Atividades ciclísticas podem ser desenvolvidas, pois além da bela paisagem, muitas estradas favorecem a esta prática.
Visando incentivar o turismo, foi criada na cidade a associação Geração 2000. Todas as ações visam incentivar as mais diferentes formas de turismo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo). O slogan da associação é: Sapucaia, a terra do Zôo.
KingFox
04-12-2009, 01:12 AM
Cajamar...
Deve te uns 4 cidadaos...eram 5...mas eu mudei pra sampa... D:
eh conhecido como buraco pq antigamente por baixo da cidade passava um bang (nao me lembro se era esgoto ou se havia agua)
e um certo dia a cidade veio a afundar formando uma cratera...
mas nem por isso abandonaram akela area pois...tem mtus eucaliptos...
e por isso o q vem desenvolvendo mtu la eh o setor madereiro... mas isso nao significa q seja ruim..pois... eles replantam o dobro do q retiram :D
uma boa cidade pra quem gosta de mtas areas verdes...simplicidade...
la tbm acontece a festa do peao...eh o maior evento da cidade (tinha q ser tribo em vez de cidade aushau)
la tbm tem MTUUUUS musicos...
pq ninguem se interessa por internet, tecnologia...
entao o que o pessoa faz pra passar o tempo eh tocar violao...gaita...bateria e assim vai..uahsuah
se vcs quiserem conhecer um lugar bom pra passar um tempo...
nao escolham cajamar...aushausha
mas eu gosto de la pakas xP
Fonte: Meus ex-professores.
CCV_ighotrv
04-12-2009, 01:32 AM
Caravelas . . .
Tem 3 Abitantes contando comigo
A história daqui é a história do lugar onde o vento da a volta, que judas perdeu as cuecas, etc...
Sei de uma coisa,
Se o mundo tivesse cu, o cu seria aqui
;)
Ah, a próposito a cidade tem 503 anos ou mais, nem sei bem xD
CCV_IgorWestany
04-12-2009, 05:25 PM
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrol%C3%A2ndia_%28Goi%C3%A1s%29 :natal2:
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrol%C3%A2ndia_%28Goi%C3%A1s%29)
Powered by vBulletin® Version 4.2.3 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.