User Tag List

Curtidas Curtidas:  0
Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Javascript para facilitar a navegação! Site MUITO mais ágil.

  1. #1
    Avatar de WoNHommer

    UsuárioCavaleiro de Ferro
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Posts
    550
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Javascript para facilitar a navegação! Site MUITO mais ágil.




    Bom, é isso aí que diz no título... Já se foi o tempo em que cada clique que você da em um site lança vc para outra página. Chega de intermináveis carregamentos para cada clique! A final, a internet é feita para ser ágil, certo?

    Para isso algum cara resolveu inventar de usar o javascript para evitar que vc tenha que carregar toda a pagina denovo para mudar o conteúdo.

    E como o pessoal adora dar nome as coisas, isso foi nomeado de Ajax.

    O que é Ajax?
    Antigamente, os navegadores não tinham condições suficientes para determinar o que fazer em cada situação, em cada ação do usuário em um site. Hoje em dia, isso mudou. Hoje os navegadores já tem a possibilidade de decidir o que fazer com ações do usuário, sem ter que [S]enviar dados ao servidor[/S], esperar a resposta, e atualizar a página inteira novamente para ver o resultado. Soluções foram criadas para que isso tudo não seja executado sempre, mas apenas quando realmente é preciso. É exatamente isso que o Ajax faz.

    Vocês tem um exemplo disso aqui mesmo no CCV! Percebam que ao clicar em "Pesquisar", no menu horizontal, lá emcima, a página inteira não é recarregada, apenas aparece um menu com as opções de pesquisa, na mesma página, sem enviar informação alguma ao servidor! O mesmo acontece com "Links Rápidos". Calma! Não vai tentar no Sair, senão vc vai deslogar da sua conta!

    [S]Ajax no novo layout do MercadoMMO??[/S]
    É exatamente isso que eu [S]estou fazendo[/S], no MercadoMMO, no novo layout.

    Vejam um preview aqui:

    [S]http://201.52.44.251:8080/[/S] <- perceba que ao clicar em "Registrar", nenhum dado é enviado ao servidor, e temos até mesmo uma animaçãozinha, feita completamente com javascript, sem nenhuma imagem/flash (animação essa que deu um trabalho pra fazer... Bom, agora eu ja dominei o javascript quase na totalidade, e ainda aprendi um bom método pra fazer animações!). Com esse script, posso fazer qualquer popup desse tipo, com todos os atributos editáveis (borda, altura, largura, posso por sombra e etc) com qualquer código HTML dentro, e que abre diretamente na página, sem recarrega-la. Isso não seria possível sem a ajuda do javascript, que é executado pelo navegador, e não pelo servidor.


    Aprenda com um exemplo prático!

    Olhando para o código fonte do site, veremos que a div que você ve quando clica no "Registrar" já está criada, mas está invisível, pois o atributo "visibility" do CSS dela está setado como "hidden". Desse jeito, a div está lá, mas não ocupa espaço nenhum e nem está visível, graças ao atributo "visibility". O que o javascript faz, em termos gerais, ignorando a animação, é setar a "visibility" como "visible", sem ter que recarregar a página inteira.

    Tente olhar o código javascript usado para fazer isso, é um bom jeito de aprender! Não vou passar o link do arquivo do script aqui. Caso não consiga descobri-lo apenas olhando o código fonte da página, então você ainda não domina HTML o suficiente para aprender javascript.




    O QUE ESTOU FAZENDO AGORA?
    SIGA-ME NO twitter


  2. #2
    CCV_HEALbra está offline
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Goiânia
    Posts
    6.123
    Membro CCVCavaleiro Vagabundo
    Avatar de CCV_HEALbra

    Membro CCVCavaleiro Vagabundo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Goiânia
    Posts
    6.123
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Javascript para facilitar a navegação! Site MUITO mais ágil.

    vc desligou seu pc!!
    hahahaha

    poderia citar também o JQuery..uma classe feita pra trabalhar com JS....muito SHOWW!!

  3. #3
    Avatar de WoNHommer

    UsuárioCavaleiro de Ferro
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Posts
    550
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Javascript para facilitar a navegação! Site MUITO mais ágil.

    Bom, o que aconteceu foi o seguinte:
    5 minutos depois que mandei esse tópico, minha internet caiu. E imagina que só foi voltar agora? Quase 2 semanas depois ¬¬.

    Vou atualizar o IP aí no tópico, pra vcs poderem ver o que eu to dizendo!




    O QUE ESTOU FAZENDO AGORA?
    SIGA-ME NO twitter


  4. #4
    CCV_HEALbra está offline
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Goiânia
    Posts
    6.123
    Membro CCVCavaleiro Vagabundo
    Avatar de CCV_HEALbra

    Membro CCVCavaleiro Vagabundo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Goiânia
    Posts
    6.123
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Javascript para facilitar a navegação! Site MUITO mais ágil.

    errr..num eh mais facil hostear em algum lugar?
    hahahaha

  5. #5
    Avatar de WoNHommer

    UsuárioCavaleiro de Ferro
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Posts
    550
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Javascript para facilitar a navegação! Site MUITO mais ágil.

    Hostear é mais complicado

    Eu já configurei o servidor em casa pra ficar igual ao do site oficial, e é um saco ter que ficar upando toda ohora, então nada melhor que um test-server local! Já estou arrumando o IP ai pra vcs verem . Ontem não tive tempo pra fazer isso (2 semanas sem internet faz com que vc acoumule coisas pra fazer depois :P)




    O QUE ESTOU FAZENDO AGORA?
    SIGA-ME NO twitter


Tópicos Similares

  1. Respostas: 8
    Último Post: 31-05-2010, 12:57 PM
  2. Site MUITO bom com exemplos de uso de AJAX
    Por CCV_Pinto no fórum Programação
    Respostas: 0
    Último Post: 30-09-2009, 09:17 PM
  3. Enquete para facilitar o trabalho
    Por Brayan no fórum Darkeden (OS)
    Respostas: 5
    Último Post: 21-09-2009, 10:34 AM
  4. Antigo, mais MUITO BOM!
    Por PorteLaa no fórum Videos
    Respostas: 6
    Último Post: 24-08-2009, 02:24 PM
  5. Dicas - Site Muito Bom Eu Recomendo
    Por ysBRobows no fórum [SA:MP] Dicas, Duvidas e Tutoriais
    Respostas: 2
    Último Post: 18-07-2008, 09:32 PM

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •