1º Isso depende da sua civilização, se a sua civ focar a produção de infantaria compensa vc investir bastante nisso. Melhor coisa é ter um exercito variado pq existem muitas counter-units. Eu jogo de francos que tem como foco a cavalaria, eu particurlamente prefiro cavalaria + arqueiros e armas de cerco.
2° Farm que vc diz seriam minas né? Em outras palavras jogadores que produzem recursos e que não tem exercito. Bom tem alguns meio de descobrir o mais comum é usando batedor pra espionar, mas tb vc pode ataca reinos que tenham limpeza a mostra. Se um reino tem limpeza existe 2 possibilidades: a primeira seria que ele perdeu a batalha e os exercitos ai vc só tem que dar continudade aos ataques pra não deixar ele crescer; e a segunda seria que ele foi atacado porem conseguiu se defende mas nessa hipotese mesmo ele se defendendo ele enfraqueceu seus exercitos, ficando a merce de qualquer um que tenha um exercitozinho mais numeroso.
Minhas minas são todas perto eu não ando mais de 30 mim com o meu exercito pra varrer os recursos de uns 3 reinos colados em mim.
Depois de vc abrir enfermaria o melhor que vc tem a fazer é apostar em economia e exercito e deixa de lado por uns tempos as grandes construções que vc vai retoma isso mais pra frente quando tiver uma economia e um exercito forte como a construção de uma academia por exemplo...

Quanto ao jogo que vc me mostro prefiro ser bom em uma unica coisa do que meia boca em duas ;P Então fico só com o guerra khan mesmo...