Muita gente se pergunta se a quantidade memória RAM utilizada tem relação direta com o aumento da velocidade de navegação na Internet, principalmente àqueles que possuem uma pequena quantidade de memória RAM (256 MB ou menos).

A resposta é SIM e NÃO, depende das características do disco rígido deste computador, de como o usuário vai usar o computador e como ele navega.

Por exemplo, um computador com 256 MB só não vai ter prejuízo na velocidade da navegação por falta de memória RAM, se quem o usa só navegar em uma ou duas páginas por vez.

Explico melhor: Olhe a figura que está depois deste texto, copiei esta imagem da tela do meu computador e ela mostra o consumo de memória RAM usando o firefox como navegador padrão, a imagem mostra o seguinte:

UMA aba aberta: consumo de memória RAM: 40.8 MB;
DUAS abas abertas: consumo de memória RAM: 47.5 MB;
TRÊS abas abertas: consumo de memória RAM: 53 MB;
Com DEZ abas abertas, o firefox consumiu, impressionantes 101 MB;

Meu Internet Explorer é o 6 e com os 3 mesmos sites abertos em 3 janelas ao mesmo tempo, acusou 70 MB de consumo, não sei quanto consome o IE 7 que possui navegação em abas também.

Neste exemplo, só com 3 abas abertas já teríamos um consumo mínimo de 40.8 MB apenas para navegar em uma única aba aberta do navegador, de um total de 256 MB disponível no computador. Isso, claro, se a placa de vídeo não for on-board, pois se for, será menos memória restante ainda.

Mas e daí , neste caso ainda restam 215 MB livres.

Bom, na verdade não há tudo isso livre de memória no seu computador. No meu caso, uso o Windows XP, sp 2, com 512 de memória – para exemplificar melhor o que falei, desliguei tudo que estava na tela em primeiro plano e funcionando também por trás (anti-vírus, incredimail, anti- spyware, driver multimídia do teclado, tradutor de um clique, gerenciador de temperatura da placa mãe, etc), e deixei só o firefox com uma aba aberta, o consumo de memória total de tudo no computador nesta situação, está em 216 MB, pois o Windows tem inúmeros processos que consomem memória sem notarmos e que são necessários para o funcionamento básico do sistema operacional. Observe que desliguei até o antivírus, o que não é recomendado.

Se você é bom em matemática, já calculou de cabeça que neste momento só restaram 40 MB livres de memória RAM, isso por que só abrimos uma única aba no navegador.

Neste momento, se você decide abrir o Word para colar um texto da web ou digitar algo, se vão mais 15 MB de memória RAM. ( meu Office xp, acusou 15 mb de consumo ao abrir o Word com documento em branco).

Restaram: 25 MB de memória RAM (Não se esqueça: Isto sem o antivírus ligado, sem programas multimídia, sem qualquer outra coisa carregada além do que foi citado).

Como que um computador que tem 256 MB não vai ter queda na velocidade de navegação com este consumo todo de memória pelo Windows e pelo navegador?!

RESPOSTA: Apenas se o usuário abrir uma aba e navegar em uma página por vez (super moderno e rápido).

Claro que alguém já está dizendo neste momento que quando a memória RAM enche, o computador usa o disco rígido para o trabalho que deveria ser feito pela memória RAM. Acontece que o tempo de acesso ao disco rígido é maior que o tempo de acesso à memória RAM, com isto, ocorrerá uma demora pouco ou muito significativa na navegação, e o que vai determinar o quanto será perceptível ou não essa demora na navegação, será a quantidade de espaço vazia no disco rígido, sua velocidade de rotação e tamanho do buffer. Para ver o consumo de memória RAM no seu computador, aperte ctrl+alt+Del e vá ao rodapé da aba "procesos".