Muitos clientes meus tem um problema em comum quando instalo o Velox (serviço de banda larga da Telemar) em suas maquinas com Windows XP.

Os sintomas são:

1. Lentidão na inicialização (mais especificamente depois da tela de BEM VINDOS ) ;
2. Travamento temporário de todas as funções logo que entra no desktop do winxp por até 2 minutos (dependendo da velocidade de seu processador).

Bom... depois de muito fazer testes em minha casa (tenho uma rede de 02 PC) ; e com alguns clientes, descobri o problema e sua solução:

QUAL O PROBLEMA: Quando você instala o Windows XP, por padrao ele não configura o sistema para conexões ADSL. Ele entende que a conexão ADSL do VELOX é uma conexão de rede entre dois computadores, por usar a placa de rede e não o modem. Depois que você cria a conexão e acessa a Internet por ela, automaticamente é criado o endereço IP do modem e gateway. Assim, quando você reinicia o computador e entra novamente no Windows XP ele começa a procurar os serviços de rede de computadores no sistema e bate com a porta na cara porque não encontra. Por isso que ele fica lento e até mesmo trava o PC por alguns minutos.

SOLUÇÃO:




Clique em INICIAR > TODOS OS PROGRAMAS > ACESSÓRIOS > COMUNICAÇÕES ...



Irá abrir a tela igual a da imagem acima. Clique em avançar...



Clique em AVANÇAR ...



Nesta tela voçê irá configurar o sistema para as varias possibilidades de rede ou acesso a Internet. existe mais tipos de configurações e as que iremos usar para configurar a máquina não é nenhuma destas. Selecione a opção OUTROS e clique em AVANÇAR ...



Na tela acima é que irá estar os dois tipos que normalmente se usa em configurações de rede para Windows XP.


A primeira opção servirá para os que tem mais de um PC e quer compartilhar tanto os arquivos como a conexão com a Internet.
A segunda opção servirá para os que só tem um computador em casa

Vamos usar a segunda opção. Selecione-a e depois clique em AVANÇAR ...



Aqi é a parte mais importante Selecione a conexão que você ira usar para se conectar a Internet ( a conexão do Velox tem que estar criada antes de usar o assistente). Depois clique em AVANÇAR ...

[IMG]ttp://www.ecmarks.kit.net/configveloxwinxp07.jpg[/IMG]


Agora você escolhe uma descrição para o seu computador e depois o nome do seu PC. Clique em AVANÇAR ...



tela acima você pode escolher qualquer nome para a sua rede mas recomendo deixar com o nome de MSHOME ...

Depois clique em avançar e irá aparecer uma tela onde o sistema estará realizando as configurações nescessárias (se você fez tudo certo ). Quando terminar, o assistente irá perguntar se voçê quer fazer um disco de backup. Se voçê não possui uma rede domesticas com PCs com sistemas diferentes, então escolha a última opção e clique em finalizar.

Pronto!!! Agora seu sistema estará devidamente configurado para a conexão Velox

O.B.S.: Em alguns foruns que visitei, os usuários do speedy disseram que também tinham o mesmo problema. Acho que esta solução também resolverá o problema, mas não irei afirmar pois não testei com conexões do Speedy. Acho que serve para qualquer conexão ADSL que use o protocolo PPPOE .