User Tag List

Curtidas Curtidas:  0
Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Manual do Windows Live, parte 1

  1. #1
    CCV_Cromus está offline
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Sobradinho-BA
    Posts
    1.400
    Membro CCVCavaleiro de Prata
    Avatar de CCV_Cromus

    Membro CCVCavaleiro de Prata
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Sobradinho-BA
    Posts
    1.400
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Manual do Windows Live, parte 1





    Estamos às vésperas da Wave 4 do Windows Live, mas mesmo com mudanças drásticas na boca do forno, o atual Windows Live já reserva muita coisa boa que, não sei por qual motivo (embora desconfie da hegemonia do orkut em Terra Brasilis), muita gente desconhece.

    Há quase uma semana caí de cabeça no Windows Live. Cheguei até a cogitar (e ainda estou no dilema) de sair do Gmail, que uso há uns bons anos, e encarar o Hotmail, que vem melhorando bastante nos últimos tempos. E como não sou um cara egoísta, e acho que todos devem, ao menos, conhecer o que o Windows Live tem de bom, decidi começar essa série, que tem o pretensioso título de "Manual do Windows Live", mas está mais para um diário de bordo das minhas experiências, descobertas e surpresas com os serviços para Internet da Microsoft. Ah sim: dicas, tutoriais e informações complementares também estarão presentes - daí o "manual" do título.

    Windows Live? MSN?

    O Windows Live surgiu para ser a marca da Microsoft de serviços online. Foi, mais ou menos, um racha na MSN, que até então, era a divisão da Microsoft para a Internet. Depois do surgimento do Windows Live, a divisão passou a ser a seguinte: Windows Live para serviços, MSN para conteúdo (informações, notícias, etc.)

    A Microsoft ainda apanha para conseguir dar uma cara definida à Windows Live. Melhorou muito na Wave 3, liberada no fim do ano passado, e, de minha parte, digo que, desde então, seus serviços online passaram a ser utilizáveis para pessoas mais antenadas em novidades.
    Ainda existem algumas carências, uma quase crise de identidade. Exemplo: digite http://live.com/, no navegador. Ao invés de cair na home da Windows Live, você será levado para o Bing. Resquício do antigo Live Search, substituído no começo do ano pelo Bing.

    Se o endereço óbvio não é a porta de entrada do Windows Live, qual é, então? O segundo mais natural: http://inicio.live.com/. E como participar da festa? Basta ter uma Windows Live ID, que nada mais é que o e-mail/senha usado para acessar o Hotmail, Windows Live Messenger, qualquer serviço Windows Live. Se ainda não tem a sua, crie uma aqui.
    Início do Windows Live

    Neste primeiro texto, a área abordada do Windows Live será a tela de início. Também conhecida como home, ou dashboard, é um resumo do que a rede de serviços do Windows Live proporciona. Ela é configurável, mas não muito. Sua apresentação é a seguinte:
    Início do Windows Live.

    São três grandes áreas, o cabeçalho e duas colunas principais.
    Cabeçalho


    O cabeçalho mostra atalhos rápidos para outros serviços do Windows Live e MSN, campo para busca no Bing, e um menu da conta. A partir do menu da conta é possível acessar a sua conta (d'oh!), outras que porventura esteja vinculadas à em exibição no momento, vincular novas contas a essa, e alterar, rapidamente, nome e imagem de exibição.

    Menu Da Conta
    Ao alterar nome e imagem de exibição, tais mudanças ficam restritas à porção online (browser-based) do Windows Live. Seria interessante se, ao mudarmos a imagem, ela fosse alterada também no Windows Live Messenger, no Zune Social, em todos os locais que são conectados via Windows Live ID. No futuro, quem sabe...


    Ainda no cabeçalho, temos data, previsão do tempo, algumas informações (tudo do lado esquerdo), e, à direita, algumas imagens que ficam passeando pela tela. Comecemos à esquerda:

    Esquerda do cabeçalho.
    A data aparece automaticamente, e é independente do Windows. Isso significa que se a bateria da sua placa-mãe estiver pifada, ainda assim a data aparecerá corretamente no Windows Live. A primeira linha do bloco informativo é a cidade, seguida da temperatura. Clicando nela, é possível definir o local, bem como outras opções do Início que veremos mais abaixo. Na sequência, as famigeradas e redundantes mensagens particulares, uma espécie de "mini e-mail" que funciona dentro da Windows Live, e, ao lado, convites para a rede do Windows Live. Em seguida, temos um atalho para sugestões de contatos, e, por fim, o próximo compromisso cadastrado no Calendário.

    Do lado direito, é possível adicionar algumas fotos(Que eu ainda não armazenei) que ficam passeando de um lado para o outro:

    Lado direito do cabeçalho.

    O armazenamento das imagens é feito no Windows Live Fotos, e por padrão, essas imagens, salvas na pasta Fotos da home page, só podem ser visualizadas por você. É um pequeno adorno para deixar a página inicial, que em tese deve ser um dos locais mais visitados pelo usuário, mais agradável.

    Opções


    Opções da página inicial.
    A página inicial possui opções próprias, pequenos ajustes e configurações. Para acessar as opções, clique no item Opções ?. Um pequeno menu surgirá, e dali mesmo já é possível fazer algumas alterações, como mudar o idioma da página, ou escolher outro tema. Os temas mudam em tempo real; basta deixar o cursor do mouse sobre um deles, e o plano de fundo do cabeçalho muda. Ali são apresentados alguns temas. Para visualizar todos, clique em Mais temas.

    Vale notar que alguns temas são dinâmicos, e mudam sutilmente dependendo do clima e da hora do dia. Na página exclusiva de temas, eles estão separados dos estáticos.

    Voltando ao menu anterior, abaixo, temos a opção Personalizar esta página, que, na realidade, são as opções do Início, e Mais opções, que reúne, numa única tela, todas as opções de todos os serviços do Windows Live. Entre em Personalizar esta página; vamos conhecer esse local.

    Não são muitas as opções de personalização disponíveis. A primeira delas é referente ao clima, remete à porção esquerda do cabeçalho, comentado acima. No campo específico, digite o nome da cidade, e clique no botão Pesquisar. Sem recarregar a página, o sistema altera o local, e passa a exibi-lo acima do campo de pesquisa.

    Se um local diferente do digitado surgir, não estranhe. Esses dados são obtidos através do MSN Clima, que por sua vez, busca dados no Climatempo. Estranhamente, embora o MSN Clima/Climatempo possua um bom leque de cidades contempladas, não são todas que aparecem nessa "ponte" do Windows Live. A minha ( Petrolina), aparece. Caso a sua não apareça, o sistema para suprir essa ausência se encarrega de encontrar a cidade mais próxima presente no serviço - no meu caso, Feira de Santana, município que fica a 470 km daqui.

    Ainda relacionado ao clima, é possível escolher se a temperatura será exibida em Celsius (padrão brasileiro) ou Fahrenheit.

    A próxima área, ainda na personalização da página inicial, diz respeito ao layout da página. São duas colunas principais, e pouco é possível fazer. À esquerda, temos Email e Novidades na sua rede; à direita, MSN, Espaços de trabalho do Office Live, e Dicas e truques. Não dá para alternar itens entre as colunas, nem ocultá-los da página. A única opção de personalização é trocar a ordem vertical dos blocos. E, embora não esteja ali, espere encontrar um banner 300x250 na coluna direita.

    Por fim, controles da quantidade de itens mostrados. São passíveis de alteração as fotos do lado direito do cabeçalho, as mensagens de e-mail e as atualizações (essas duas últimas veremos logo na sequência).


    Opções de personalização do Início.

    Para finalizar a edição, clique no botão Salvar.


    Email e novidades na sua rede

    No lado esquerdo do Início, temos o bloco de e-mails, e o de novidades dos seus contatos:
    Emails e atualizações na sua rede.

    O bloco de e-mails não tem segredo: as últimas mensagens não lidas do Hotmail são exibidas ali. Inclusive, caso você use o Hotmail como cliente para outras contas de e-mail, via POP3/SMTP, essas mensagens "externas" também aparecerão nesse local da página inicial. Uma forma rápida e integrada de saber se há novas mensagens de e-mail lhe esperando.

    Mas o quente mesmo do Início é o bloco de novidades dos contatos. No perfil (tema do próximo post da série) de cada um, é possível incluir links para muitas redes sociais. Assim, sempre que alguém atualiza alguma dessas redes, ou os próprios serviços do Windows Live, essas atualizações são exibidas nesse espaço. Posso traçar um comparativo? É mais ou menos como o FriendFeed.

    Como nem tudo são flores, há uma "falha" crucial, que atrapalha muito: ausência de atualização em tempo real. Nem e-mails, nem novidades da rede, são atualizados em tempo real, sem precisar recarregar a página, ou melhor, sem intervenção do usuário. No FriendFeed, por exemplo, o lifestreaming rola em tempo real. No próprio Hotmail, a atualização de mensagens é em tempo real... Alguém aí na Microsoft pode resolver isso, please?

    Para não dizer que nada é em tempo real, pelo menos o status dos contatos é. A borda das imagens de exibição, que denotam o status deles no Windows Live Messenger, é atualizada em tempo real.

    [spoiler=Imagem Muito Grande] [/spoiler]

    A coluna de novidades ainda gera um feed (inválido, mas tudo bem), e opções finas de visualização (Opções). Essas opções estão disponíveis no rodapé da lista de atualizações. Os ajustes são bem complexos. É possível ocultar todas as atualizações de um contato ou de um grupo de contatos inteiro, ou um tipo específico de serviço do Windows Live, ou ainda, atividades externas ("atividades da web"), como Twitter ou Digg. Tudo muito organizado, e com o usuário sempre no controle da situação.

    Na própria timeline (linha do tempo), é possível fazer edições rápidas nos critérios de visualização. Pouse o cursor sobre um item, e uma engrenagem azul minúscula surgirá no lado direito dela. Clique com o mouse, e um menu surgirá com opções rápidas: ocultar atualizações daquele contato; ocultar aquele tipo de atualização; mais opções, que leva à página citada no parágrafo anterior.


    Edição de visualização direto na timeline.

    Coluna Direita

    A coluna da direita começa com seu nome e status no Live Messenger, seguido da mensagem pessoal. Essa sim, ao ser mudada no site, altera também a do programa de bate-papo, e vice-versa. Depois temos links rápidos para adicionar novos contatos, e um Realize mais que abre um leque de opções relacionadas a vários outros serviços do Windows Live. Depois dessa área introdutória, que, aliás, não figura nas opções de personalização da página, temos o famigerado banner 300x250




    A coluna direita da minha conta está configurada da seguinte maneira: MSN, Espaços de trabalho do Office Live e Dicas e truques.

    A área de MSN é um resumo das principais manchetes do portal. Poderia ser bastante interessante, se me permitisse escolher os canais do MSN que quero ver. Afinal, MSN Entretenimento - Famosos, o canal que está aparecendo neste exato momento, não é o tipo de coisa que me chama a atenção...

    A próxima área é a do Office Live Workspace. Este serviço permite trabalho colaborativo e armazenamento de arquivos online, tudo girando em torno do Microsoft Office e das Windows Live IDs. O futuro do OLW tende para a integração com o Windows Live, e rumores recentes corroboram essa previsão. Lá, no OLW, o trabalho é feito com base em espaços, que são temas/assuntos/eventos, dentro dos quais rola toda a interação e troca de arquivos. A partir dessa área, na página inicial do Windows Live, é possível acessar os espaços com um clique.

    Por fim, as obscuras dicas e truques. No meu aparece uma propaganda do Internet Explorer 8. Mesmo que eu esteja usando o Internet Explorer 8. Enfim, talvez o segundo ponto mais inútil de toda a página (o primeiro lugar é do banner publicitário). Esse espaço seria melhor aproveitado se "pescasse" algumas dicas/informes do Windows Live Brasil, por exemplo.

    Finalizando

    O Início cumpre seu papel de ponto inicial da experiência Windows Live a contento. Poderia ser bem melhor, com vários ajustes em termos de usabilidade e comportamento, mas já quebra o galho. Funcionando mais como uma área de consumo do que de produção, não há muito a ser feito ali..

    Espero ter ajudado, Logo mais trarei a outra parte com configurações de perfil!
    Ajaiô, Ajaiô, axé babá, axé babá..

    A diferença eu que faço, na mente ou no braço.

    Spoiler: 


    Vou te comer, vou te comer, vou te comerrrr

  2. #2
    DouglaZ está offline
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Recife- PE
    Posts
    698
    UsuárioCavaleiro de Ferro
    Avatar de DouglaZ

    UsuárioCavaleiro de Ferro
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Recife- PE
    Posts
    698
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Manual do Windows Live, parte 1

    whata fuck is going on?
    kaio
    jaja tu vira Admin do ccv
    com tanto tópico
    vai passar o portela

    @topic: btw
    bom o tutu ai
    só n do reput
    pq n consigo
    ._.




  3. #3
    Paracelso está offline
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Posts
    2.538
    UsuárioCavaleiro de Diamante
    Avatar de Paracelso

    UsuárioCavaleiro de Diamante
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Posts
    2.538
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Manual do Windows Live, parte 1

    Nossa, axa agora um tutorial de como manda email!!!!
    E usar o WLM, cmofas????

  4. #4
    Max10 está offline
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Hellcife PE
    Posts
    1.107
    UsuárioCavaleiro de Bronze
    Avatar de Max10

    UsuárioCavaleiro de Bronze
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Hellcife PE
    Posts
    1.107
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Manual do Windows Live, parte 1

    Citação Postado originalmente por Paracelso Ver Post
    Nossa, axa agora um tutorial de como manda email!!!!
    E usar o WLM, cmofas????
    Paracelso não se desespere ainda vai ter a parte 2 desse tutorial xD.


  5. #5
    Avatar de Serginho Mallandro

    UsuárioCavaleiro Ajudante
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Posts
    16
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Manual do Windows Live, parte 1

    Qualé qualé cromus vamo para de posta ou num vamo?
    [SIGPIC][/SIGPIC]

  6. #6
    VoComerVoce Guest
    Posts
    n/a
    VoComerVoce

    Re: Manual do Windows Live, parte 1

    que bando de bixas...kkkkkkkkkkkkk

  7. #7
    Avatar de CCV_TRo_LLv

    Membro CCVCavaleiro de Ouro
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Posts
    1.750
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Manual do Windows Live, parte 1

    Vlew Cromusinho do S2 xD.

    Reput.


    E ao Maluco aí de cima, só digo isso: abração cara, continue assim q vc vai longe, não sei como vc não entrou pro Hall da Fama...


    o mal vai ter fim
    e no final assim calado
    eu sei que vou ser coroado rei de mim




Tópicos Similares

  1. Problema windows live menssenger 9.0
    Por CCV_Blackout no fórum Windows
    Respostas: 12
    Último Post: 12-02-2010, 03:19 PM
  2. Windows Live Messenger 2010 Confira as Primeiras Imagens
    Por Felipe_ no fórum Ciência/Tecnologia
    Respostas: 3
    Último Post: 22-12-2009, 12:25 AM
  3. Windows Live Messenger 2009: Resolva Seus Problemas!
    Por DouglaZ no fórum Software, Hardware & Gagdets
    Respostas: 4
    Último Post: 22-09-2009, 10:17 AM
  4. Esquema muito loko que fiquei sabendo hoje !!! Windows Live SkyDrive
    Por CCV_Demmony no fórum Tutoriais e Utilitarios
    Respostas: 0
    Último Post: 03-04-2008, 01:05 AM

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •