Bom pessoal aqui vão algus cuidados básicos que se deve ter com sua guitarra para que ela continue funcionando e produzindo som sem problemas.Antes de tudo evite produtos genéricos para limpar a guitarra, pode acarretar serios danos.Há produtos bons e utéis para sua guitarra sempre em lojas especializadas.Unico produto que eu aconselho é o oléo de peroba aplicado em pequenas quantidades, cuidado para não aplicar muito pois ele eh bastante oleoso

1-Cuidado com o Braço

Bem como toda guitarra tem encordamento de aço, muito cuidado ao mudar a tensão das cordas da guitarra por exemplo de 0.09 para 0.10. ao trocar as cordas deve-se sempre verificar a tensão para nao empenar o braço e em alguns casos danificar a ponte tb(pontes flutuantes), outro cuidado muito importante é como guardar a guitarra, bem procure sempre um soft case mais resistente ou então faça igual a um amigo meu que guarda sua guitarra de pé com as cordas virada para a parede, isso faz um contra peso com a tensão que as cordas fazem.Outra dica é nunca apoie a guitarra pelo braço.

2-Limpeza

A limpeza é questão de higiene, não há muito que se falar, procure sempre limpar a guitarra uma vez por semana, com flanela seca e sempre que possivel utilizar polidores propios para guitarra, para deixar sua guitarra sempre impecavel.

3-Captadores

No caso dos captadores deve se tomar cuidado com a ferrugem nos pinos de captação, eu aconselho colocar aqueles plasticos adesivos, eu colokei na minha guitarra e não atrapalha em nada apenas ajuda a conservar, já que a captação é maginetica.Deve se sempre limpar os captadores com o maximo de cuidado após tocar.

4-Cordas

Evite comprar cordas de baxa qualidade, visto que sempre desafinam(principalmente nas oitavas) e duram metade do tempo de uma corda com boa qualidade, sempre que tocar enxugue as cordas com um pano seco de preferencia uma flanela ou qualquer pano de algodão para evitar ferrugem, isso pq sempre que tocamos a mão fica suada e acaba que as cordas vao ficando enferrujadas com o suor, pode se optar por oleo propio para cordas o que é altamente aconselhavel.

5-ponte

Após tocar sempre limpe a ponte as pontes que requerem mais cuidados são as flutuantes (floyd rose) e as pontes tremolos, nas pontes tremolos limpe sempre o carrinho com antioxidante para que não dificulte ou fique travado quando vc for regular o carrinho e afinação oitavada da guitarra.Nas pontes floyd-rose, lembre se sempre quando for trocar as cordas de trocar uma a uma para que não desregule a ponte e vc tenha dores de cabeça, as cordas sempre devem estar na mesma tensão que as anteriores, e o cuidado com a limpeza nesse tipo de ponte deve ser redobrado, nos demais tipos apenas deve-se limpar após o uso e tomar cuidados básicos com a limpeza.

abraços, espero que tenham gostado.

Fonte: Não teve, pq fui eu que criei