User Tag List

Curtidas Curtidas:  0
Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Tutorial - Como fazer um Tópico ou Post organizado?

  1. #1
    CCV_Iupi está offline
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    1.877
    Membro CCVCavaleiro de Ouro
    Avatar de CCV_Iupi

    Membro CCVCavaleiro de Ouro
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    1.877
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Tutorial - Como fazer um Tópico ou Post organizado?




    Neste tópico eu vou tentar ao máximo ensinar como utilizar as ferramentas que o próprio fórum dispõe para criar tópicos.

    Até eu tenho dúvidas, mas vou tentar colocar aqui o pouco que sei, com o tempo outros poderão editar meu tópico inicial e acrescentar itens.


    Vou começar pela linha de baixo e por partes.

    1 - Negrito, Itálico e Sublinhado.

    Para que serve? Como usar? Clique em 'Mostrar' e veja como.

    Spoiler: 
    O botão com a letra B escura significa que é Negrito, ou seja, a letra fica assim. Eu não sei o código, então como vou usá-lo? Simples, você seleciona a mensagem ou título que deseja colocar em negrito e em seguida clica no B. Sim, só isso, o mesmo vale para o Itálico e para o Sublinhado (A letra U com sublinhado). Basta selecionar a palavra ou mensagem com o mouse e em seguida clicar lá, o código será preenchido sozinho e quando você postar verá o resultado.

    Botei negrito/itálico/sublinhado sem querer, como tiro? Simples, apague os códigos que surgiram antes e depois do texto, manualmente.


    2 - Á esquerda, centralizado, á direita.

    Para que serve? Como usar? Eu não sei os códigos. Clique em mostrar para ver.

    Spoiler: 
    Para organizar ou deixar as mensagens mais organizadas em determinadas ocasiões é legal usar esta formatação.

    Para títulos centralizados

    O botão de textos á direita, particularmente, nunca é usado e nunca vi ocasiões em que ele fosse necessário.

    Como eu faço isso? Basta selecionar a mensagem ou o texto com o mouse, e em seguida clicar na formatação desejada.

    Coloquei sem querer, como tiro? Basta deletar manualmente os códigos que apareceram antes e depois do texto selecionado.


    3 - Lista e 'indent'.

    Para que serve? Por que usar? Eu não sei os códigos. Clica em mostrar para ler sobre.

    Spoiler: 
    Os botões de lista, com 1 2 3 e quadradinhos, servem para listar itens. Olhem um exemplo prático:

    • Item 1
    • Item 2
    • Item 3


    Uma lista com marcação normal.

    1. Testando
    2. Resultado


    Uma lista com números.

    Por que usar uma lista? Bom, realmente não existem muitas ocasiões para usar, mas ela é muito útil para deixar o tópico organizado quando você precisa citar itens ou coisas do gênero.

    Como se usa? Bom, você clica no botão da lista e vai abrir uma janelinha, escrava o item desejado e dê OK. Ela vai abrir novamente e você vai preencher todos os itens e clicar OK, quando terminar, clique em Cancelar e pronto, a lista estará feita.


    Indent, o que é isso? Indent é recuo, é como se fosse o parágrafo, entende? Você deixa o texto/linha recuada.

    Este texto está com a opção de Indent ligada.

    Viram? Se quiserem ou precisarem usar o recuo, basta selecionar o texto e clicar na Setinha que aponta para a direita. A seta para esquerda recua para a esquerda.

    Não se preocupe com o Indent, quase nunca é utilizado.


    4 - Hyperlink, Email e imagem.

    O que é esse globinho? E o envelope? E o morrinho? Clique em Mostrar para saber, são botões muito usados.

    Spoiler: 
    Bom, o primeiro botão, o de Hyperlink, serve para deixar a mensagem 'hyperlinkada', por exemplo: Clique aqui para ir no google. Viram? Fica azul e redireciona você ao link desejado só com um clique. Pô, que bacana, como eu uso isso? É simples, preste atenção, você seleciona a palavra ou a mensagem que deseja, um 'Clique aqui para ver' ou 'Manual de personagem' e após selecionar com o mouse você clica no Globinho terrestre e cola/digita o link, em seguida dê Ok. Pronto, só isso, sua mensagem estará HyperLinkada.

    O botão do lado faz o inverso, ele 'anula' isso, mas vocês provavelmente nunca vão usar.

    Certo, agora o segundo, o botão com um envelopinho ali. Este botão serve para você colocar um email de contato.

    Exemplo: Suporte. Viram? O Suporte ficou hyperlinkado mas não com um link, sim com um email. Desta forma você entrará em contato clicando ali e o endereço de email ficará dentro da mensagem.
    Como eu uso? Da mesma forma que tu usa quase tudo aqui, seleciona a palavra com o mouse, clica no envelope e digite seu email. Pronto, teu email estará anexado àquela mensagem e os usuarios poderão te enviar emails. lol

    O botão com um morrinho, o de imagens. Este, de fato, é o mais utilizado, ele serve para você colocar uma imagem no fórum sem precisar anexar ela ao mesmo. Como assim? A imagem fica aparecendo sem que você clique em algo para ver, assim como os pequenos ícones que recortei e colei neste tópico para melhor indicar os botões.

    Como eu uso? É bem facil. Pegue o link direto de uma imagem (link direto = aquele link que termina com JPG/GIF/PNG/JPEG no final), copie ele, depois clica neste ícone do morrinho, cole o endereço na caixa de mensagens que vai se abrir e clique em OK. Pronto, quando postar a sua imagem ficará visivel a todos sem que ninguém tenha de clicar para ampliar.

    Ah mas eu tenho uma imagem no meu PC e quero mostrar, como faço? Vai neste site: www.imageshack.us e hospeda ela. Hospedar = você vai colocar a sua imagem neste site e ela vai ganhar um Link de acesso, este link será o endereço direto dela. [ Dica: Hospede uma imagem por vez ]

    Obs.: Para centralizar uma imagem, basta colocar ela clicando no morrinho, em seguida selecione Toda a mensagem (incluindo os códigos IMG que terão nela) e clique em Centralizar).



    5 - Quote.

    O que é Quote? É algo que foi dito por alguém, é como relembrar o que a pessoa disse. Para saber mais clique em Mostrar.

    Spoiler: 
    Quote é bem simples de se usar, por exemplo, um usuário diz "Eu não gosto de jogos online" e você quer comentar ou responder algo a respeito, então tu clica em Quote para indicar que alguém falou aquilo, e cola a mensagem entre os códigos, ou então simplesmente cola a mensagem, seleciona com o mouse e em seguida clica no botão Quote.

    Eu não gosto de jogos online.
    Ficará assim.



    6 - Código, HTML, pHp.

    Bom, aqui eu confesso que não sei. lol O pouco que sei é que usam estes códigos para proteger links. É melhor não usar isso, não será extremamente necessário, mas se alguém souber posta uma reply explicando exatamente.

    7 - Rasura e Youtube.

    Rasura? O que é isso? Oras, lembra quando tu tinha aula com a tia Tetéia e você errava a questão na prova, de caneta, e não tinha liquidpaper? Ae tu riscava a resposta errada? Huehueh é isso ae.

    Para entender melhor estes códigos e para saber como postar videos do YouTube, clique em Mostrar.

    Spoiler: 
    Bom, vou começar com a rasura. Muita gente não usa ela e a maioria utiliza de forma sarcástica. As vezes tu pode ter escrito algo, e aquilo acabou.. por exemplo, eu chego no fórum e falo: O servidor do Jogo é este.

    E então, tempos depois o tal servidor acaba ou muda aí eu posso apenas rasurar, indicando que aquilo está errado/não possui valor. A mensagem ficará: [S]O servidor do Jogo é este[/S]. Viram?


    Ok, agora o que a maioria tem dúvida, como postar um video do YouTube?
    Primeiro de tudo vamos ao YouTube em si. Você sabe diferenciar um link Direto do youtube de um link não direto? É facil, em todo video aparece no lado direito o usuario que postou, uma descrição, Tags.. e mais abaixo tem escrito assim: "URL" e um link. Este link é o link direto do video.

    Vou utilizar a música que estou ouvindo agora como exemplo, observem.

    http://www.youtube.com/watch?v=cTggAsAnrgU < Link direto do video.

    O que você deve postar no fórum para seu video ficar aparecendo sem que a gente Tenha que ir no youtube, é apenas o código que está depois do sinal igual.

    http://www.youtube.com/watch?v=cTggAsAnrgU

    "cTggAsAnrgU" <- Isto aqui, é apenas isso que você precisa extrair do link.

    Agora, para mostrar seu video, digite: [youtube]cTggAsAnrgU[/youtube], digite este colchetes, youtube, cole o código SEM ESPAÇOS, colchetes, /youtube. Entenderam?

    O video não apareceu acima porque eu anulei o código para vocês verem como fica, quando vocês digitarem ele ficará assim:

    [youtube]cTggAsAnrgU[/youtube]

    Pronto.



    8 - Como fazer a mensagem ficar oculta com este botão Mostrar?

    Huheueh eu quase esqueci de ensinar! Clica em Mostrar para aprender.

    Spoiler: 
    Para deixar sua mensagem 'oculta', digita [spoiler] Sua mensagem aqui[/spoiler]

    É facil, eu digitei com um código de negação para você visualizar melhor, mas ficaria assim na prática:
    Spoiler: 
    Sua mensagem aqui
    Viu? Só isso! Bem fácil mesmo. O spoiler é útil para que o conteúdo, caso seja grande, não fique todo a mostra 'poluindo' visualmente o tópico. Se quiserem ver um exemplo dele sendo utilizado, Clica aqui!

    Se você quer que o botão 'Mostrar' tenha outro nome, faça da seguinte maneira: [spoiler= Nome]Meu nome é Vash [/spoiler] Desta maneira ao invés de ficar 'Mostrar' ficará 'Nome', como no meu exemplo.
    [spoiler= Nome]Meu nome é Vash
    [/spoiler]


    Pronto, agora vocês já sabem um pouco mais para que serve cada botão ali de cima.

    Eu vou falar de forma breve dos botões acima dos que citei, porque eles são fáceis, não? Escolher a fonte, Tamanho, cor, colocar emoticon, anexar arquivo.. isso tudo se faz do daquele jeito, Seleciona com o mouse a mensagem/texto e depois muda o que você quiser que os códigos vão aparecer e quando tu enviar o tópico/mensagem ela ficará do jeito que você desejou.

    As duas setinhas acima da montanha e do botão de Quote têm a mesma função do 'Avançar' e 'Voltar' do seu navegador, é um 'Fazer/Desfazer'.

    Imagine que sem querer você deletou sua mensagem? Selecionou tudo e apertou DEL? E agora? Clica na setinha para avançar, acima do quote, e pronto, ela retorna ao estado anterior. A de voltar desfaz o que você fez.

    Só isso mesmo, espero que isso seja útil.


    Meu intuito para com este tópico é poder explicar de uma forma mais fácil para todo mundo entender, eu sei que tem o código BB ali no lado esquerdo do fórum, mas a linguagem dele pode ser meio complexa para quem não entende/conhece.

    Movam ou façam o que quiser com este tópico, postei aqui porque desconheço alguma outra área em comum a todos.

    Ps.: Eu só quis explicar sobre os tópicos, não sobre o Fórum num todo. E quis explicar da forma MAIS mastigadinha possivel.


    Edit2: Clicando aqui você verá como ficou o meu tópico.

  2. #2
    Avatar de CCV_Pinto

    Membro CCVCavaleiro de Prata
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Posts
    1.478
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Tutorial - Como fazer um Tópico ou Post organizado?

    adicionei o link ao tutorial de como utilizar o fórum

    acho q vcs (não só o iupi) tah escolhendo mal suas tags... tinha q ser algo mais simples:

    tutorial, bbcode, código bb, fórum, tópico, post, img, indent, youtube

    O que nos diferencia dos outros é o nosso esforço.

    [SIGPIC][/SIGPIC]

    Minhas Metas para o Forum TODO List
    MSN/Email: ccvpinto@ccvteam.com podem me adicionar ou mandar email para conversar!
    Mapa do Fórum CCV Adicione a sua casa também!

  3. #3
    CCV_Iupi está offline
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    1.877
    Membro CCVCavaleiro de Ouro
    Avatar de CCV_Iupi

    Membro CCVCavaleiro de Ouro
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    1.877
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Tutorial - Como fazer um Tópico ou Post organizado?

    Ah tá, é que eu tinha algumas dúvidas sobre.

    Eu achava que, por exemplo, o resultado da busca deveria bater exatamente e não só pelas palavras.

    Edita as tags.

  4. #4
     está offline
    Data de Ingresso
    Dec 1969
    Posts
    0


    Data de Ingresso
    Dec 1969
    Posts
    0
    Posts Curtidos
    Mencionado
    Post(s)
    Marcado
    Tópico(s)

    Re: Tutorial - Como fazer um Tópico ou Post organizado?

    Muito bom tutorial iupi, Reput.

  5. #5
    Avatar de CCV_CyberF0X

    Membro CCVCavaleiro Safira
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Posts
    2.460
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Tutorial - Como fazer um Tópico ou Post organizado?

    Citação Postado originalmente por CCV_Pinto Ver Post
    adicionei o link ao tutorial de como utilizar o fórum

    acho q vcs (não só o iupi) tah escolhendo mal suas tags... tinha q ser algo mais simples:

    tutorial, bbcode, código bb, fórum, tópico, post, img, indent, youtube

    verdade, em geral e bom colocar tags com uma palavra so, facilita pro pessoal achar agente xD....

    ----------------

    muito bom post iupi, gostei de ver... gostei mesmo
    [SIGPIC][/SIGPIC]
    Spoiler: 

  6. #6


    UsuárioCavaleiro Virgem
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Posts
    2
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Tutorial - Como fazer um Tópico ou Post organizado?

    otimo post

  7. #7
    Avatar de CCV_Madog

    Membro CCVCavaleiro Safira
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Posts
    2.198
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: Tutorial - Como fazer um Tópico ou Post organizado?

    Citação Postado originalmente por Thiago.j Ver Post
    otimo post
    Upar topico virou mania.


    Spoiler: 

    Spoiler: 
    [SIGPIC][/SIGPIC]


Tópicos Similares

  1. Respostas: 8
    Último Post: 08-05-2009, 02:35 PM
  2. [Tutorial] Como fazer um overclock
    Por CCV_Demmony no fórum Tutoriais e Utilitarios
    Respostas: 6
    Último Post: 22-05-2008, 05:52 PM
  3. Tutorial: como fazer o XP rodar diretamente do CD!
    Por CCV_Demmony no fórum Tutoriais e Utilitarios
    Respostas: 0
    Último Post: 20-01-2008, 03:55 PM
  4. extençao do tutorial de como fazer 1 video no CS
    Por CCV_caio22 no fórum Jogos em Geral
    Respostas: 0
    Último Post: 04-11-2007, 12:09 PM

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •