O novo Zelda para o Wii ficou de fora da ultima conferência da Nintendo na E3, mas em uma mesa-redonda realizada após a apresentação da companhia, Shigeru Miyamoto - game designer famoso por criar séries como "Super Mario Bros." - comentou brevemente sobre o próximo "The Legend of Zelda" para o Wii.

O japonês mostrou imagens-conceito do personagem Link, em sua encarnação mais madura, ou seja, similar a de "Ocarina of Time" (Nintendo 64) e "Twilight Princess" (Wii). Em entrevista ao site IGN, Miyamoto declarou que esse Link estará mais velho que nos títulos anteriores.

"Gostaríamos de torná-lo compatível com o MotionPlus. É bem possível que seja jogado apenas com o MotionPlus. Pense em 'Zelda' quando testar os jogos de arco-e-flecha e duelos de espadas em 'Wii Sports Resort'. Existem pessoas que pensam em 'Zelda' como um RPG com controles mais simples, então descobrir como criar algo que deixe todos felizes é algo de minha preocupação", afirmou o designer sobre o uso do periférico que aumenta a precisão e o tempo de resposta do Wii Remote.

A intenção da equipe de produção é lançar o jogo ainda em 2010, mas, como se está falando de uma produção do exigente Shigeru Miyamoto, muita coisa pode acontecer (atrasar é uma possibilidade nada remota). Por fim, o criador espera poder apresentar mais novidades deste episódio da saga de Link na E3 2010.

As últimas noticias sobre o novo game é que haverão algumas mudanças na estrutura do jogo:

"Estamos realizando esforços sobre o fluxo total de um jogo Zelda. Até o momento, o fluxo básico dos jogos Zelda é que você está explorando um campo, entra em uma dungeon, conquista ela e retorna ao campo. Estamos analisando em alterar esse fluxo tradicional. É isso o que eu posso revelar, e não posso mostrar mais nada até a próxima E3" - Eiji Aonuma.

E sobre o controle da espada 1:1:

"Nós estamos usando os benefícios do MotionPlus. Está se tornando bem natural - o movimento de seus braços são refletidos precisamente no gameplay. Graças ao avanço na tecnologia, esperamos que o gameplay possa ser mais acessível às pessoas" - Eiji Aonuma.

Provavelmente só sai ano que vem mesmo. O que resta é esperar.

Fontes: Uol e Wii Brasil