O que era para ser uma segunda-feira tranquila por conta da vitória do Flamengo sobre o Fluminense, no último domingo, deve ganhar ares de crise na Gávea. Tudo pelo fato de Petkovic ter deixado o Maracanã ao ser substituído por Andrade, no intervalo do clássico. Sem dar muitos detalhes, o vice de futebol, Marcos Braz, confirmou que o jogador está realmente afastado do grupo por determinação da diretoria, treinará separadamente e não será multado.

Mas pelo andar da carruagem, o futuro do vice de futebol ou de Petkovic será turvo na Gávea. Dificilmente deve existir uma conciliação entre os dois. Principalmente após a posição passada pelo empresário do sérvio, Josias Cardoso, que não poupou críticas ao dirigente.

Segundo Josias, Petkovic não discutiu acaloradamente ou usando de palavrões com qualquer pessoa no intervalo do Fla-Flu.

- Pet está sendo pego surpresa com tudo isso. Quando terminou o primeiro tempo, ele ficou muito nervoso com o resultado e não por ter sido substituído. Pet sempre fica com o grupo, dando força. Ele foi embora do Maracanã porque não tinha condições psicológicas de ficar lá. Não está certo, mas acho estranho que estão dizendo coisas que não aconteceram. Parece uma conspiração pessoal do Marcos Braz com o Pet. Até porque não houve hostilidades e palavrões – disse Josias.

O empresário revelou que percebeu que o clima entre Marcos Braz e Petkovic já não era dos melhores pela postura na hora de discutir a renovação de contrato do jogador. O vínculo do sérvio com o Flamengo termina no dia 15 de junho e a prolongação já poderia ter sido resolvida anteriormente. Mas não foi o que aconteceu.

- Me parece que o interesse pela renovação já não existia por parte do Marcos Braz. Eu já tinha combinado com ele de falar sobre isso em dezembro e até agora só houve postergações. Na semana passada, eu estive no Rio de Janeiro para discutir isso e ele disse apenas: “a reunião está acabada, pois não tenho nada a dizer”. Por isso estou seguro dessa tese de que é algo pessoal. Tem muitas outras pessoas na Gávea que sabem que o Pet significa muito para o Flamengo. E o Pet já deu muitas demonstrações do quanto gosta do Flamengo. Mas não é um garoto desequilibrado e querendo se sedimentar no clube que vai apagar isso – disparou Josias, referindo-se a Marco Braz.

Apesar do péssimo clima entre as partes envolvidas, o empresário deixou claro que o acordo jurídico entre Flamengo e Petkovic por conta de antigas dívidas segue valendo e não deverá ser prejudicado. Mesmo se o jogador for afastado pela diretoria do futebol.

- A negociação da dívida já está toda programada. Isso nada tem a ver com o contrato de trabalho do Pet com o Flamengo. Mas como qualquer contrato de trabalho, ele pode ser rescindido. Às vezes um casamento é atrapalhado por uma questão alheia ao casal. Mas a dívida já está negociada. Se o Flamengo não cumprir, existem penalidades relevantes – explicou Josias Cardoso.

O vice de futebol, Marcos Braz, pareceu estar muito seguro da sua decisão, mesmo que isso possa acarretar uma instabilidade política dentro do clube. Por enquanto, porém, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, não irá, segundo sua assessoria de imprensa, se pronunciar sobre o assunto até conversar com Braz.


- Vou conversar com o Isaías (Tinoco, gerente de futebol) hoje (segunda) antes de me pronunciar melhor sobre o assunto. Já conversei com o Andrade ontem (domingo) sobre o que aconteceu. O que eu posso dizer agora é que ele (Pet) está afastado até segunda ordem – disse Marcos Braz antes da ligação cair.

Tanto o empresário quanto a assessoria de imprensa de Petkovic garantem que ele se reapresentará normalmente ao Flamengo para o treino desta tarde de segunda-feira, com o restante do grupo. Até pelo fato de ele não ter sido comunicado oficialmente de que foi afastado. O jogador aproveitou a manhã com a família (esposa, filhos e pais) que chegaram da Sérvia no último sábado.

Marcos Braz não deve ir ao departamento de futebol na tarde desta segunda. O vice de futebol só deve comparecer ao clube à noite, para a reunião do Conselho de Administração para homenagear o título do Campeonato Brasileiro, no ano passado. Por ironia do destino, a segunda-feira que era para ser de festa na Gávea, não deve ser de tantos sorrisos.





Fonte: Globo Esporte