Como notei que vários estavam com esta dúvida sobre o que realmente é essa tal de Soul Stone, irei montar uma explicação na forma de tutorial.
Fonte:http://z14.invisionfree.com/Dofus_Br...showtopic=4421

Afinal, para que serve Soul Stone?
Serve para capturar um mob(grupo de monstros) que você deseja enfrentar novamente, seja para dropar algum item ou ganhar experiência.

Entendi... E como eu faço para capturar um mob?
Você precisará terminar a Bulb Cave, que nada mais é do que uma dungeon, simples de se fazer, por sinal.

Bulb Cave

(Como diz meu professor de Biologia...) Uau Uau Uau, eu tenho a Soul Seeker e agora, meu querido?
Após o término você deve ter em mente o que pretende capturar, vou dar um exemplo:

Eu quero capturar um mob de Bulbig da Bulb Cave, ótimo, então vou olhar o nível do monstro mais forte que estiver no grupo e comprar uma Soul Stone adequada para a captura.
Como o monstro Bulbig varia de nível 75~83, vou comprar uma Average Happy Stone.

As souls "virgens" podem ser compradas nos NPCs de cada Arena (Brakmar e Bonta), conforme a porcentagem e nível de captura aumenta, maior é o preço da pedra(stone).

Eu marquei a Average Happy Stone para explicar como funciona a compra certa das Souls: Basta você olhar o nível do monstro mais forte que estiver no grupo que queira capturar, no meu caso, Bulbig nível 75~83 e olhar o Power da pedra.

Small: Power 50
Average: Power 100
Big: Power 150
Huge: Power 200
Giga: Power 500


Para maiores informações, visite: Soul Stone

Agora, muito importante, a porcentagem de captura de cada pedra:

Hazardous Stones: 25% de captura
Regular Stones: 50% de captura
Happy Stones: 75% de captura

Average Happy Stone: Combinei 75% de captura com 100 de Power

Ou seja, comprei a stone mais cara, porém com maior probabilidade de captura, para um monstro de nível 51 até 100.

O que eu faço então depois de tudo isso?
Equipe a Soul Stone no lugar da arma, deixe um monstro qualquer bem fraco, use a magia Soul Seeker e boa sorte.
OBS: Tenha certeza de que você matará o monstro antes de chegar o turno de quem usou Soul Seeker, senão demora até poder usar a magia novamente.

Meu Deus! Comprei a Soul Stone, equipei a pedra no lugar da arma, usei a magia mas eu nunca consigo capturar, seu tutorial é foleiro?
Não. Como eu disse, a probabilidade de captura é 75%, você foi tremendamente sortudo e conseguiu ter os 25% de não capturar, parabéns
Dica: Use mais de 1 player para captura, assim é certeza ou quase certeza de não haver falhas.

Yes, babe! Eu tenho a Full Soul Stone, o que faço agora?
Agora escolha a Arena de Brakmar ou Bonta e use a Full Soul Stone em um dos mapas.
Lembrando: Já tenha o grupo pronto para abrir as souls, assim evita de novatos e players indesejados entrarem no mob.

Usei e abusei, mas agora me apareceu a brilhante idéia: Posso recapturar o mob da soul?
Não, meu querido, se fosse assim eu já teria várias Turquoise Dofus para fazer a festa

Pronto, mas antes, repita comigo:
Papai do céu, obrigado pelo tutorial que o querido owed fez, embora ele esteja grande demais para uma explicação tosca.