User Tag List

Curtidas Curtidas:  0
Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: [Tutorial] Fone de Ouvido (Tipos etc)

  1. #1
    CCV_Jh0n está offline
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    AlavanK
    Posts
    3.520
    Membro CCVCavaleiro Lendário
    Avatar de CCV_Jh0n

    Membro CCVCavaleiro Lendário
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    AlavanK
    Posts
    3.520
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    [Tutorial] Fone de Ouvido (Tipos etc)




    Não, eu não vivo sem meus fones de ouvido. Pra vocês terem uma idéia, eu ando com três deles na minha mochila, o tempo todo.

    É uma delícia botar um bom fone nas orelhas, se desligar da barulhada usual do mundo e descobrir detalhes das minhas músicas que nunca seriam audíveis em caixas de som normais.

    Acontece que é difícil separar o joio do trigo ao tentar comprar bons fones de ouvido. Portanto, aqui vai um pouquinho da minha modesta experiência pra ajudar quem se interessar. Não sou um audiófilo experiente, então posso ter errado em alguma coisa. Neste caso, me xingue nos comentários que eu conserto.

    Tipos de fone de ouvido


    Earbuds (às vezes chamados intra-auriculares, embora não seja o correto): São aqueles pequenos que você enfia na orelha. A maioria dos fones que você vê por aí são do tipo “earbud”. Fones desse tipo são muito fáceis de achar. Fones bons desse tipo são bem difíceis de achar.


    Como são muito pequenos, os earbuds – tanto os vagabundos quanto os de qualidade – não conseguem reproduzir com perfeição os sons mais graves. Outra desvantagem é que eles não são bons para ambientes barulhentos, tipo ônibus ou avião. Aí você aumenta o volume pra compensar e, daqui a alguns anos, acaba trocando o fone por um aparelho de surdez…


    Supra-auriculares (headsets): É o “fone de DJ”, aquele modelo grandão e almofadado que você usa sobre a orelha. São confortáves, fáceis de colocar e tirar, e os modelos com traseira fechada bloqueiam boa parte dos ruídos externos. Como são maiores, reproduzem o som com maior fidelidade e são menos nocivos à audição, porque ficam mais longe do seu tímpano do que os earbuds. Mas são mais caros, não são lá muito portáteis e nem discretos (se você tentar usar um deles durante a aula, sua professora vai notar).


    Fones supra-auriculares são particularmente bons para usar com jogos de PC, principalmente os de tiro em primeira pessoa.


    Intra-auriculares (in-ear ou canalphones): Eles tem um formato esquisito e um jeito ainda mais estranho de usar: você enfia os fones dentro do canal auditivo. E isso, meus caros, é a melhor coisa do mundo.


    Fones intra-auriculares são tão discretos e portáteis quanto os earbuds, tem uma qualidade sonora maravilhosa e isolam praticamente TODO o ruído externo – o que é um perigo na hora do cooper, por exemplo. Você só vai perceber que entrou na frente do ônibus quando ele te atropelar, já que a buzina, a freada e o rugido do motor jamais chegarão aos seus tímpanos.

    Claro que esse poder todo tem seu preço: fones intra-auriculares são caros. Além disso, o uso dentro do canal auditivo não é exatamente confortável. E, de vez em quando, você vai ter a desagradável tarefa de limpar restos de cera de ouvido deles.

    Fones que conheço e recomendo


    Qualquer fone que venha junto com algum produto bom (iPod, MP3 player, notebook, etc). Estes tem que ser no mínimo razoáveis, porque senão comprometem o produto que acompanham. Imagine se os fones do iPod tivessem um som ruim: ninguém ia culpar os fones, todo mundo ia sair dizendo que “o iPod é uma droga”. Por isso os fabricantes espertos não bobeiam e capricham na qualidade destes fones.

    Os dois fones que uso diariamente são o do meu iPod e o que veio com meu finado m:robe MR100.


    Philips SBCHP195. Esse é relativamente fácil de achar no Brasil. Ele é bom, durável, o cabo é grande e o som é muito bom, apesar de puxar um pouquinho pros graves. É a melhor opção que conheço para fones supra-auriculares.


    Um aviso: estes fones são contra-indicados para filmes de terror. Pra vocês terem uma idéia, eu só tive coragem de assistir O Iluminado até o fim depois que tirei os fones. É que a música funciona muito melhor com eles – o que não é nada desejável quando o objetivo da música é tornar as cenas ainda mais assustadoras…


    Shure E3C. Intra-auriculares com isolamento acústico. Não são baratos, mas são magníficos.


    Fones que conheço e NÃO recomendo:

    Qualquer um da marca Coby. Nunca vou me esquecer da última vez que ouvi algo através de um fone Coby: botei os fones nos ouvidos, apertei o play do meu Winamp e, conforme a música soava, eu me sentia fisicamente mal. O barulho que aquela porcaria produzia era uma mistura de rádio AM com telefone de latinha. Eu fiquei tão revoltado que joguei os fones no lixo, após alguns segundos de uso.

    Na verdade, é bom você tomar cuidado com a maioria dos fones tipo earbud, mesmo os de marca boa (Philips, Sony, etc), pois vários são low end (feitos pra vender barato e, portanto, sem qualidade)

    Koss Plug. Comprei um deles quando estava no Canadá e, na época, achei ótimo: baratinho, o isolamento acústico era uma beleza, na academia ele tapava aquelas músicas chatas vindas da aula de spinning, e ele era um bom apoio para amenizar 10 horas de motor de avião rugindo na sua orelha enquanto eu voava de volta pro Brasil.

    Acontece que o The Plug puxa demais para os graves. Todos os detalhes mais agudos da música se perdem no oceano de “uoooomp, wuooomp” do baixo e da bateria. É como se você botasse um subwoofer dentro da orelha.

    Bem, se você gosta de funk, vai fundo que o The Plug é ideal pra você…

    Fones com controle de volume, no fio ou nos próprios fones. Esse controle de volume pode até ser prático, mas normalmente degrada a qualidade do som.

    Dois cuidados básicos para seu fone de ouvido durar bastante

    Guarde seu fone com o fio enrolado gentilmente, sem forçar – principalmente perto do conector, o primeiro lugar aonde o mau contato aparece quando o fone é maltratado.

    JAMAIS sopre dentro dos fones para tirar sujeira ou poeira. Por dentro, o fone é uma micro-caixa de som, com um diafragma mais delicado do que a torcida do Cruzeiro. Estraga mais fácil do que você imagina.

    Outras informações interessantes

    O site Inside Home Recording tem uma avaliação de vários modelos, desde os foninhos do iPod até os modelos mais caros. Meus fones Shure E3C ficaram em segundo lugar na avaliação deles.

    O Headphone Reviews tem avaliações de 298 fones diferentes, feitas pelos próprios usuários do site. Tem também um ranking com os TOP 10 fones de cada tipo.

    Já ouviu falar em “amaciar” motor de carro? Pois é: dizem que fones de ouvido também tendem a melhorar conforme vão sendo “amaciados” com o uso.

  2. #2
    CCV_Americano está offline
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Vila dos Cabanos, PARÃ
    Posts
    2.107
    Membro CCVCavaleiro Safira
    Avatar de CCV_Americano

    Membro CCVCavaleiro Safira
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Vila dos Cabanos, PARÃ
    Posts
    2.107
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: [Tutorial] Fone de Ouvido (Tipos etc)

    O Fone do meu ipod estragou , agora eu não acho nem a pau um fone do Ipod original pra comprar.. =/



  3. #3
    CCV_Jh0n está offline
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    AlavanK
    Posts
    3.520
    Membro CCVCavaleiro Lendário
    Avatar de CCV_Jh0n

    Membro CCVCavaleiro Lendário
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    AlavanK
    Posts
    3.520
    Posts Curtidos
    Mencionado
    0 Post(s)
    Marcado
    0 Tópico(s)

    Re: [Tutorial] Fone de Ouvido (Tipos etc)

    uai olha no Aple Store, lá tem fones e são originais xD

Tópicos Similares

  1. Respostas: 1
    Último Post: 14-04-2010, 08:26 PM
  2. Fones de ouvido vibram ao ritmo da música
    Por CCV_Sweet no fórum Ciência/Tecnologia
    Respostas: 0
    Último Post: 08-01-2010, 12:46 PM
  3. Fone de ouvido. Desabafo!!!
    Por PorteLaa no fórum Software, Hardware & Gagdets
    Respostas: 21
    Último Post: 27-10-2008, 06:03 PM
  4. [Tutorial] Glossário, Comandos, Tipos De Heroes
    Por Sonic no fórum Tutoriais e Utilitários
    Respostas: 0
    Último Post: 21-03-2008, 06:32 PM
  5. Respostas: 0
    Último Post: 21-01-2008, 09:46 AM

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •