Bom, eu postei isso no forum do legend, e como eu tenho participado pouco do clã e estou tentando ser mais ativo tanto lá como cá, to respostando aqui:

Muita gente diz que a drop rate do server é horrenda, o que não é exatamente uma mentira. Mas ela não é ruim, ela tem dois problemas: A fame não acompanha o lvl do char (e pelo que pude ver, em server nenhum com rate diferente de 1x isso pode ser mudado), então dificilmente você vai conseguir dropar itens interessantes antes de um level consideravelmente alto. O outro problema é a falta de informação/habilidade/empenho dos players para conseguir itens bons.
(Quando falo em empenho, me refiro que muito player simplesmente espera que o item drope do nada, sem fazer nenhum teste nem nada... fica só upando esperando o item cair...)

Eu vou dar algumas dicas baseadas em coisas que eu sempre fiz e testei e retestei, e que deram resultados e servem para todas as raças e todos os lvls, e quiça em todos os servers.

A primeira coisa é tirar da cabeça que você vai matar um monstro e dropar um item top foda e pronto. Ou seja, raramente, tu vai matar um monstro e dropar um item bom com op max, ou mesmo um item bom dual option pronto.

Meu melhor drop aqui foi uma othel dex+5, dropada de um boss Hell alguma coisa (aquele dourado da espada saca?) depois de mais de 2 horas upando com set de luck.

A segunda é que, luck+fame+lugar de up fazem TODA a diferença.

A terceira é que ITENS DE TROCA (Voucher, Oniblas, Cross de HG e item de quest/evento) são afetadas pelos eventos "2X luck" e "Special Item Drop". Eu não sei precisar qual deles é mais interessante, mas minhas trocas são sempre mais proveitosas com um set de luck e um destes eventos... já tirei, seguido, 2 contratos limitados das oniblas spine bits (se tu der sorte, e tirar 2 seguidos ao mesmo tempo, vc vai ter por dois dias inteiros all att+10, def +12 e prot+12... u.u)

Ninguem da bola para fame, isso é fato, mas ela influencia o seu drop em relação aos modelos de itens que tu dropa. Com fame alta, mesmo em lugares onde o seu drop era ruim ele vai ser melhorado. Vou dar o exemplo com vamps: Rahon Dungeon B1. Dá para treinar lá, solo e sem preocupações, a partir do lvl 50... Que tipo de luva/garra/weapom você dropa lá? Fatalmente Loon Dive e SAV Knucle.

Agora experimente ter fame alta e ir lá. Eventualmente você vai dropar Katar E Zamadar, que são para leveis mais altos.

O lugar onde você vai fazer a sua "item hunt" tambem conta muito. Muita gente já deve ter reparado que em Vranco (Sim, vranco, ninguem vai me convencer que o correto é Branco sendo de que na arte do jogo tá estampado VRANCO - só olhar as placas na cidade... u.u) o drop de capa é mais alto... E em geral lá dropa muito item de modelo bom, mesmo tendo se vc tiver lvl baixo ou fame baixa.
(Isso ainda não é comprovado, é só uma tese minha, mas eu acho que cada mapa do jogo seja forte em algum tipo especifico de drop. Só não sei se isso vai de monstro para monstro, ou de mapa para mapa. São necessários N testes para saber isso a fundo ainda...)

Aqui cabe um parenteses: O monstro sempre vai limitar teu drop a um maximo. Ou seja, mesmo com 2UK de fame, Set full Luck Green +7/Red+6 e double luck, você nunca vai dropar um item AD Class/Job Change/150+ de um zumbi. Fato ¬¬

Set de luck muda muito? Muda sim. Mas não é colocar um set de luck +1 correr para matar um boss e esperar uma magic avoid 2 ou uma Bat Storm2... Aqui o que conta é a soma das lucks, então tente montar um set+3 e neutralizar todas as suas lucks negativas... (Eu por exemplo tenho um brinco de luck +5 com red -2... eu uso um item de luck red +4 para compensar este -2) e tenha paciencia.

Sim, paciencia. E como aqui é um server abencoado pela presença de articles, deixe de ser besta e vá para uma mapa "fraco", use seu set de luck e pegue itens bons que possam ser "articlados". Qq mapa de lvl 70-80 dropa muito item "articlavel" e com lvl alto, fame alta, e set fechado, fatalmente tu vai dropar um item que vai ser util.

Item de recompensa vale a pena esperar por um double luck ou um s-drop. As boas almas caridosas que me levaram para HG já repararam que eu junto uma quantidade de cross relativa, visto o set de luck e se tiver perto do evento fico lá logado esperando. Podem ser ops fracas, mas no lvl 140, com quase 6KK de fame eu troquei cross que veio Zagan de Speed 30 e Alure de STR+3. Sem set+evento normalmente me vem Blood Pall de hp ¬¬

Alias, em relação a ficar logado, pode ser impressão ou não, mas parece que neste server tem um "tempo de ativação" do set de luck. Não basta vestir e tchanas... item foda. Já reperei que o aumento no drop é gradativo... depois de algumas horas com o set, sua chance de dro é melhor do que quando você acabou de vestir o set. Como se você assimilasse a luck do set conforme o tempo que usa. Já ouvi de gente falando que a Odessa larga o char vendendo com o set de luck no corpo, fecha a loja no evento de double luck e vai huntear item... Coincidencia ou não, na loja dela sempre tem itens realtivamente bons e uma quantidade de rares consideravel.

Enfim, pode parecer bobagem, mas estas pequenas informações podem realmente fazer diferença. Pelos meus testes eu já pude notar relativa mudança... hoje, com quase 6KK de fame eu consigo eventualmente dropar Evil Eyes, Oaths e Daegs com certa frequencia em IK/Hillanon, mapas em que eu upo desde o lvl 120 e malemá dropava Wing of Death e Odal.

Façam os seus testes, experimentem mudar o local de hunt, tentem set de luck e eventos... façam isso ao invés de reclamar da rate do server que muita coisa pode mudar...

Enfim, de novo, espero ter contribuido com alguma coisa.