Anatel lança site 'Qual Empresa Me Ligou'; saiba como usar




A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta quarta-feira (1º) o portal “Qual Empresa Me Ligou”, uma nova ferramenta para combater o telemarketing abusivo. O serviço, disponibilizado gratuitamente, permite consultar dados das empresas que incomodam os consumidores com ligações frequentes.

Criada por meio do Art 6º do Despacho Decisório nº 250/2022/COGE/SCO, de 19 de outubro de 2022, a iniciativa determina às operadoras que disponibilizem uma ferramenta online de consulta da identificação do titular de determinados códigos de acesso. A obrigatoriedade é válida quando o originador da chamada for pessoa jurídica.

Quem receber a chamada abusiva, seja no telefone fixo ou móvel, precisa apenas do número que originou a ligação para checar as informações. O serviço de consulta vai exibir detalhes como o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e a razão social da empresa que realizou a chamada.

Inicialmente, será possível consultar, no site Qual Empresa Me Ligou, as informações de números fornecidos pelas operadoras Claro, TIM, Oi, Vivo, Algar e Sercomtel. Os dados das linhas comercializadas pelas demais prestadoras estarão disponíveis ao longo dos próximos meses, de acordo com a Anatel.

Como usar?
Para saber quem te ligou usando a nova ferramenta lançada pela Anatel, o primeiro passo é acessar o site Qual Empresa Me Ligou. Em seguida, informe o número que originou a chamada, no campo específico, incluindo o DDD, marque a caixa de seleção “Sou humano” e clique em “Consultar”.

Como informado anteriormente, os dados de quem originou a ligação só serão exibidos pela plataforma se o número pesquisado pertencer a uma empresa. Caso ele seja associado a uma pessoa física (CPF), o sistema mostrará a seguinte mensagem: “Não foi encontrada uma empresa vinculada a este terminal”.


A agência reguladora disse ainda que as informações repassadas pelas prestadoras podem demorar até 30 dias para aparecer no site. Por isso, há chance de que algumas pesquisas terminem sem retornar resultado, neste primeiro momento, mesmo se tratando de telefones comerciais.

Queda na quantidade de chamadas curtas
No lançamento do site que permite pesquisar qual empresa te ligou, a Anatel também divulgou informações atualizadas sobre as iniciativas para frear o telemarketing abusivo lançadas nos últimos meses. Segundo o órgão, a quantidade de chamadas curtas apresentou “redução significativa” entre junho de 2022 e janeiro deste ano.

Com duração de até três segundos, tais chamadas normalmente são realizadas por robôs e aparecem entre as principais reclamações. No início de junho, cerca de 4 bilhões de ligações do tipo eram feitas semanalmente, número que caiu para 2,47 bilhões na semana de 15 a 23 de janeiro.

Fonte:TecMundo