O que é necessário para começar a programar um game:

- um computador
- uma linguagem de programação
- um compilador
- gosto por jogos
- MUUUUUUUUUUUITA PACIÊNCIA

Uma linguagem de programação é a linguagem em que vamos "comunicar" com o computador.
Aqui estão as principais linguagens de programação de jogos:

- C/C++ - esta é a linguagem que predomina na indústria da programação de jogos. Rápida, completa e nem é fácil, nem difícil; porém muitas pessoas desistem ao ver como é difícil programar jogos em Windows/Linux. Mesmo assim esta linguagem é muito recomendada caso queira ser um programador de jogos.
- Java - Java é uma evolução de C++. Usa só o paradigma POO (Programação Orientada a Objectos) e está a evoluir muito rapidamente. É multiplataforma, relativamente mais fácil que C++, mas também mais lenta. A predominante na indústria de telemóveis.
- C# - (lê-se Cê - Sharp ou Ci - Sharp) Esta linguagem é a principal rival da linguagem Java. Embora seja nova vejo muita gente a mudar para ela, dizendo muito bem dela. Talvez não seja tão recomendada para o desenvolvimento de jogos 3D complexos, mas acho que vale a pena dar uma olhadela.
- Visual Basic - esta foi a linguagem em que programei primeiro e, apesar de ser bastante simples não gostei muito, pois é um bocado lenta e para jogos é um bocado esquisita. A interface é bastante simples e recomendada aos iniciantes que queiram fazer jogos simples.
- Dark Basic - esta linguagem é muito fácil de usar e com uma grande comunidade na internet. Para programação de jogos é melhor que o Visual Basic e para iniciantes com um projecto nas mangas, pode muito bem servir para o cumprir.

Mais infos: http://agnor.gamedev-pt.net/tutorial...seiniciar.html

Bom...esse tuto mostra o básico do que precisa para se criar uma game...mesmo q seja um pacman, jogo da velha, o da cobrinha ou outra coisa...

Essa parte foi criada aqui para tentar puxar o interesse de pessoas do fórum para a criação de game...pois como meu pai dizia..."Pra que vc vai jogar essa merda se vc pode fazer um igual?"...ele falava isso pra eu sair do vício..acho q nunca adiantou..auuhauhauhauha

Vou tentar passar pra vcs passo a passo como criar joguinhos..e vamos fazer alguns..mesmo os mais ridículos..como um rpg em forma de texto no DOS..mas isso, creio eu, que vai no mínimo dispertar o interesse de muitos aqui..e quem sabe um dia vcs não estarão desenvolvendo um age, dota, DE, cs da vida?

hehe
Bom Início para todos!